'Pior cenário é Trump perder e ficar', diz Haddad sobre eleições nos EUA
O petista Fernando Haddad, adversário do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições de 2018, afirmou que o pior cenário para as eleições americanas seria o presidente Donald Trump perder a disputa para o rival Joe Biden, mas se recusar a deixar o poder.
Em publicação nas redes sociais na manhã de hoje, Haddad disse que, caso isso aconteça —como Trump já deu a entender em declarações públicas—, "os fascistas vão se assanhar em todo o mundo".
"Por ação ou omissão deixam um fascista chegar ao poder. Depois, veem a dificuldade de tirá-lo por meios democráticos. O pior cenário é Trump perder e ficar. Os fascistas vão se assanhar em todo mundo. Se ele ganhar, o problema permanece sem solução por mais quatro anos", escreveu o ex-prefeito de São Paulo.
Trump tem feito críticas ao modelo de votação pelos correios, que, segundo ele, facilita a ocorrência de fraudes. O presidente e parte do partido Republicano querem invalidar a contagem desses votos, o que pode demorar dias ou até semanas, e ameaçam contestar o resultado das eleições na Justiça.
O republicano está atrás de Joe Biden nas pesquisas de intenção de voto e tenta surpreender nas urnas, assim como fez em 2016, para se reeleger por mais quatro anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.