Topo

Esse conteúdo é antigo

Número de brasileiros com green card nos EUA bate recorde no último ano

Vistos permanentes para brasileiros têm aumentado mesmo com política anti-imigração de Trump - ANDRE MELO ANDRADE/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Vistos permanentes para brasileiros têm aumentado mesmo com política anti-imigração de Trump Imagem: ANDRE MELO ANDRADE/MYPHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

30/11/2020 18h42

Os brasileiros nunca conseguiram tantas autorizações para residir legalmente nos Estados Unidos como no último ano. Os green cards, como são conhecidos os vistos permanentes de imigração concedidos no país, somaram quase 20 mil em novas autorizações para brasileiros que pretendem viver em território norte-americano.

Segundo um levantamento do escritório especializado em imigração AG Immigration, com sede nos Estados Unidos, 19.825 brasileiros conseguiram a autorização no último ano fiscal americano, que foi de outubro de 2019 até o final de setembro de 2020. Os números são levantados pelo escritório junto ao Departamento de Segurança Interna americano, órgão responsável pelos processos de imigração.

Como base de comparação, no ano fiscal anterior o número de green cards concedidos a brasileiros foi de 15.394, ou 28,7% menor do que no levantamento mais recente. Até hoje, os anos com mais vistos permanentes a brasileiros haviam sido 2006, com 17.903, e 2005, com 16.664.

"A cada dez brasileiros que sonham em morar e trabalhar em outro país, nove escolhem os Estados Unidos. Existe uma tendência natural no Brasil a identificar os Estados Unidos como uma nação que oferece uma vida com mais qualidade e melhores oportunidades profissionais", explica o advogado Felipe Alexandre, fundador da AG Immigration.

A tendência de crescimento no fluxo imigratório do Brasil para os Estados Unidos pode ser comprovada também pela comparação dos números totais das últimas décadas. Restando um ano para fechar a década atual, 120.110 brasileiros já conseguiram o green card, contra 123.788 que obtiveram o visto permanente entre 2001 e 2010. Pela média anual, o número da década atual deve ultrapassar em cerca de dez mil o da década anterior.

Já em toda a década de 1990, os vistos permanentes para brasileiros somaram somente 52.213. Ainda segundo os dados levantados pelo escritório especializado em imigração, o Brasil é atualmente o 11º país do mundo com mais green cards por ano.

Política anti-imigração

Apesar do crescimento dos green cards para brasileiros, o Estados Unidos viveu nos últimos anos uma ofensiva por parte do presidente Donald Trump contra os imigrantes, que fez da luta para restringir a imigração uma de suas bandeiras.

Em junho, inclusive, Trump interrompeu a concessão de novos green cards até o final do ano por conta da pandemia do novo coronavírus.

Com a derrota do presidente republicano nas últimas eleições, é esperado que a política anti-imigração perca força em 2021 sob o comando do democrata Joe Biden.

Para se conseguir um green card, é preciso um parentesco com outro cidadão que já possua o visto permanente ou se casar com um americano. Na área profissional, os brasileiros podem conseguir a autorização se tiveram atuação em carreiras de interesse nacional para os Estados Unidos, como nas áreas de saúde e tecnologia da informação.