Topo

Esse conteúdo é antigo

Boom! Demolição de prédio com 165 m de altura entra para o Guinness; veja

Foram usados 915 kg de explosivos, ativados por 3 mil detonadores à distância, na explosão - Reprodução/Facebook/Guinness World Records
Foram usados 915 kg de explosivos, ativados por 3 mil detonadores à distância, na explosão Imagem: Reprodução/Facebook/Guinness World Records

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/12/2020 09h37

A demolição de um prédio em Abu Dhabi, no Emirados Árabes Unidos, entrou para o Livro dos Recordes como a maior demolição de estruturas com o uso de explosivos. A torre com 44 andares e 165 metros de altura levou apenas 10 segundos para ser destruída, no último dia 27.

Segundo o Facebook do Guinness World Records, 915 kg de explosivos foram utilizados na operação. Eles foram ativados por 3 mil detonadores à distância, enquanto um grupo de executivos se reunia com a imprensa para assistir à demolição.

O Livro dos Recordes publicou um vídeo da demolição no Facebook.

Compartilhado ontem, o clipe também mostra recordes impressionantes de pessoas quebrando concreto com as mãos. Apesar de o vídeo já ter mais de 6 mil curtidas, alguns dos internautas criticaram a demolição por causar "uma quantidade insana de poluição no ar".

Não há declarações com um motivo específico para a demolição, mas a Mondon Properties, empresa proprietária das torres demolidas, publicou uma foto comemorando o certificado no Instagram.

O recorde anterior de demolição mais alta era detido pela Controlled Demolition Inc. A empresa de Phoenix, nos EUA, demoliu com explosivos o Edifício Hudson de 25 andares e 133 m de altura em Detroit, Michigan, em 24 de outubro de 1998.