Topo

México autoriza uso emergencial da vacina da farmacêutica AstraZeneca

AstraZeneca estuda combinar sua vacina em desenvolvimento contra a Covid-19 com Sputnik, da Rússia - Gettyimages
AstraZeneca estuda combinar sua vacina em desenvolvimento contra a Covid-19 com Sputnik, da Rússia Imagem: Gettyimages

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

04/01/2021 23h39Atualizada em 05/01/2021 00h16

A Comissão Federal de Proteção contra Riscos à Saúde do México (Cofepris) autorizou hoje o uso emergencial da vacina da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford no país. É o segundo imunizante a ser aprovado de forma emergencial pela agência mexicana.

O anúncio foi feito pelas redes sociais de Hugo López-Gatell Ramírez, subsecretário mexicano de Prevenção e Promoção da Saúde.

"Hoje, 4 de janeiro de 2021, o Cofepris licenciou a vacina AstraZeneca para uso emergencial contra o vírus SARS-CoV-2.", escreveu o subsecretário na publicação.

O acordo firmado pelo México inclui a aquisição de 77,4 milhões da vacina AstraZeneca/Oxford. O governo mexicano assinou acordos de 1.659 bilhão de dólares com diversos laboratórios para a compra de até 200 milhões de doses que permitirão imunizar, gratuitamente, até 116 milhões de mexicanos entre 2020 e 2021, segundo a Secretaria da Fazenda.

O país é o quarto do mundo a aprovar o uso emergencial do imunizante da AstraZeneca. Antes, Reino Unido, Argentina e Índia autorizaram a aplicação da vacina em casos especiais.

O México acumula 1,44 milhão de casos de coronavírus desde o início da pandemia. Ao todo, 127 mil mexicanos perderam a vida por conta da covid-19, tornando o país o quarto com mais mortes absolutas causadas pela doença, atrás apenas de Estados Unidos, Brasil e Índia.

A vacina desenvolvida em parceria com a Oxford é a principal aposta do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). No caso do Brasil, ainda não houve pedido para uso emergencial na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), nem existe uma data para o início da imunização.

Vacina da Pfizer também foi aprovada no México

No início de dezembro, a vacina da Pfizer foi autorizada pela agência reguladora mexicana para uso emergencial. No dia 24 de dezembro, o México começou a vacinar seus profissionais de saúde com o imunizante biológico fabricado pela parceria entre as farmacêuticas alemã-americana Pfizer e BioNTech.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse que até a primeira quinzena de janeiro está prevista a vacinação de entre 700.000 e 750.000 profissionais de saúde na linha de frente do combate à pandemia.

(Com AFP)