Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump diz que seu vice não teve coragem 'de fazer o que deve ser feito'

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 16h44Atualizada em 06/01/2021 19h13

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou seu vice, Mike Pence, por "não ter a coragem de fazer o que deveria ser feito para proteger o país". As críticas foram publicadas enquanto manifestantes invadiam o Capitólio, como é chamado o Congresso, em Washington como forma de protesto à sessão parlamentar, na tarde de hoje, que confirmaria a eleição de Joe Biden.

"Mike Pence não teve a coragem de fazer o que deveria ter sido feito para proteger nosso país e nossa Constituição, dando aos estados a chance de verificar uma série de fatos verdadeiros, não os fraudulentos e incorretos que pediram a eles que confirmassem. Os EUA demandam a verdade", escreveu o chefe do Executivo no Twitter.

Desde o dia da eleição, Trump se recusa a aceitar a vitória de Biden e afirma que a eleição foi uma fraude, mas não apresenta provas. Hoje, uma hora antes de o protesto invadir o Congresso, o presidente afirmou que 8 milhões de votos irregulares deram a vitória ao seu adversário.

Mais cedo, Pence declarou que defenderá a Constituição e afirmou que não impedirá a certificação da vitória de Biden na eleição de 2020. Ele vem sendo pressionado por Trump para não reconhecer o resultado eleitoral.

Protestos interrompem sessão presidida por Pence

Mike Pence presidia a sessão no Capitólio — edifício onde fica o Congresso norte-americano — quando um grupo de militantes pró-Trump cercou a área e invadiu o prédio.

Segundo o republicano, em comunicado divulgado nas redes sociais, não era pretensão dos "pais fundadores" dos EUA atribuir ao vice-presidente a função de aceitar ou rejeitar votos, como quer Trump, e ninguém que tenha ocupado seu cargo anteriormente jamais reivindicou essa autoridade. Ao final, ele pediu ajuda a Deus e reiterou o respeito à Constituição, às leis e à história do país.

"Minha promessa de apoiar e defender a Constituição me impede de reivindicar autoridade unilateral para determinar quais votos devem ser contados e quais não", afirmou Pence.

O presidente estimulou as manifestações, mas após a invasão ao Congresso pediu nas redes sociais que a população não enfrente as forças policiais. "Por favor, apoiem a polícia do Capitólio e a aplicação das leis. Eles estão verdadeiramente ao lado do país. Mantenham a paz", escreveu.

Pressão de Trump

Pela manhã, nas redes sociais, Trump exigiu "coragem" de Pence e pressionou o vice para que não certificasse a vitória de Biden, dizendo que estados querem recontar seus votos após identificarem irregularidades e fraudes — mais uma vez, sem apresentar provas de suas acusações.

"Os estados querem corrigir seus votos, que — agora sabem — foram baseados em irregularidades e fraudes, fora que processos corruptos nunca receberam aprovação legislativa. E NÓS GANHAMOS (sic). Faça isso, Mike, este é um momento que exige extrema coragem!", disse o presidente.

As mensagens publicadas pelo presidente norte-americano no Twitter vieram acompanhadas de uma tarja, acrescentada pela própria rede social, alertando que "a reivindicação de fraude é contestada". Trump reclamou que os avisos deveriam ser considerados ilegais.