Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump anuncia que não irá à posse de Biden no dia 20 de janeiro

Do UOL, em São Paulo

08/01/2021 13h14Atualizada em 08/01/2021 15h51

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje que não irá à posse de seu sucessor, Joe Biden, no próximo dia 20.

"A todos que me perguntaram, não irei à posse no dia 20 de janeiro", escreveu Trump em sua conta no Twitter.

Segundo a agência de notícias Reuters, Trump pode deixar Washington na véspera da posse. O presidente deve viajar para seu resort na Flórida.

Caso realmente falte à posse de seu sucessor, Trump será apenas o quarto presidente da história dos Estados Unidos a fazê-lo, segundo a Folha de S.Paulo. Ele se juntará a John Adams (1801), o filho dele, John Quincy Adams (1829), Andrew Johnson (1869), todos do século 19.

Já os ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton devem comparecer à cerimônia, segundo informações divulgadas pela emissora CNN.

Alegações falsas, ameaça e invasão do Capitólio

A recusa do presidente em participar da cerimônia é mais um capítulo na fracassada tentativa de reeleição de Donald Trump. Derrotado por Biden, o atual presidente tentou deslegitimar o processo eleitoral durante meses.

Antes da eleição, Trump tentou impedir os votos por correio, sem sucesso. Depois, com a derrota confirmada, alegou fraudes eleitorais que não se confirmaram e compartilhou fake news. Trump chegou a pressionar as autoridades de um estado (Geórgia) para tentar conseguir votos e se recusou a aceitar publicamente a vitória do adversário.

Por fim, nesta semana, inflou seus apoiadores contra o resultado da eleição, o que levou à invasão do Congresso norte-americano durante a cerimônia de certificação de Biden. Ao todo, cinco pessoas morreram.

Tom moderado

Ontem, Trump surpreendeu ao adotar um tom moderado e avisar que faria uma transição tranquila para Biden. Ainda repudiou a invasão do Capitólio, apesar de tê-la incitado, e pediu que a calma fosse restaurada no país.

"Os manifestantes que invadiram o Capitólio desafiaram e iludiram a democracia americana. Aos que apoiam esses atos de violência e destruição: vocês não representam nosso país. Para aqueles que violaram a lei: vocês pagarão. Passamos por uma eleição intensa e os ânimos estão em alta, mas eles devem ser contidos e a calma restaurada", disse o presidente, em vídeo publicado no Twitter.

O Twitter, aliás, é uma das poucas redes sociais em que Trump ainda pode se manifestar. Nesta semana, o Facebok e o Instagram suspenderam a conta do presidente por tempo indeterminado, ao menos até o fim de seu mandato, por incitação ao ódio e propagação de fake news.