Topo

Esse conteúdo é antigo

Pelosi pede remoção imediata de Trump por emenda ou impeachment

Do UOL, em São Paulo

07/01/2021 16h40Atualizada em 07/01/2021 17h30

A presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, afirmou na tarde de hoje que o presidente Donald Trump deve ser removido "imediatamente" do cargo por meio da 25ª emenda constitucional, que permite passar a chefia do Executivo para o vice-presidente.

"Eu acompanho o líder democrata do Senado no pedido ao vice-presidente para invocar imediatamente a 25ª emenda e remover o presidente", afirmou Pelosi em entrevista coletiva.

A congressista se referiu a uma declaração dada mais cedo pelo líder democrata do Senado dos EUA, Chuck Schumer, pedindo ao vice-presidente Mike Pence que invoque a 25ª emenda. O dispositivo, previsto pela Constituição americana, prevê a transferência de poder para o vice caso o presidente seja considerado incapaz de governar.

Para entrar em vigor, a 25ª emenda precisa ser acionada pelo vice e pela maioria dos membros de seu gabinete

Tanto Schumer quanto Pelosi adiantaram que, se Pence não agir, caberá ao Congresso destituir Trump.

Se o vice-presidente e o gabinete não agirem, o Congresso deve se preparar para seguir adiante com um impeachment, que representa o sentimento esmagador do meu partido e do povo americano
Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Deputados dos EUA

Invasão foi incitada por Trump, dizem parlamentares

O Capitólio dos EUA, como é conhecido o Congresso americano, foi invadido ontem à tarde por manifestantes apoiadores de Donald Trump durante a sessão que certificaria Joe Biden como presidente.

As portas do prédio chegaram a ser trancadas, e um alerta de emergência foi acionado após ameaças de explosivos no local. Quatro pessoas morreram e outras ficaram feridas. Biden classificou o episódio como um ataque "sem precedentes" à democracia.

O grupo foi incitado por Trump, que mantém a narrativa — sem provas — de que a eleição foi fraudada. O republicano chegou a pedir que seu vice, Mike Pence, tivesse "coragem" para agir durante a sessão e barrar a certificação de Biden. No entanto, Pence prometeu defender a Constituição e não impedir a certificação.

A sessão foi interrompida e parlamentares foram retirados do local às pressas. Alguns se esconderam atrás de móveis enquanto policiais armados entravam no local para tentar deter os manifestantes. Houve tumulto e violência; a prefeitura de Washington decretou toque de recolher por 15 dias em função do ocorrido.

"O que aconteceu ontem no Capitólio foi uma insurreição contra os Estados Unidos, incitada pelo presidente", disse Schumer em comunicado.

Este presidente não deve ocupar o cargo mais um dia
Chuck Schumer, líder democrata do Senado dos EUA

Biden foi oficializado

A reunião de oficialização de Joe Biden e Kamala Harris como os novos presidente e vice-presidente dos EUA foi retomada na noite de ontem, por volta das 22h (horário de Brasília).

Biden teve os 306 votos que ganhou no Colégio Eleitoral confirmados, em comparação a 232 de Trump, nas eleições realizadas em novembro de 2020.

Após o dia de caos em Washington, Trump divulgou nas redes sociais que haverá "transição ordenada". A posse de Biden está programada para o dia 20 de janeiro.