Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra apicultor carregando colônia de abelhas no braço; assista

Apicultor transporta colônia de abelhas no braço ao colocar a rainha no punho - Reprodução/Reddit
Apicultor transporta colônia de abelhas no braço ao colocar a rainha no punho Imagem: Reprodução/Reddit

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/02/2021 09h49

Um apicultor da República Dominicana aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais carregando uma colônia de abelhas no braço. Os insetos foram atraídos pela abelha rainha, que o homem colocou no punho esquerdo como espécie de "isca" para as demais.

Na filmagem, o apicultor conta que queria transportar as polinizadoras para dentro de uma caixa. O cinegrafista pergunta se ele não está levando nenhuma picada das abelhas e o profissional responde: "elas conhecem o dono".

"Você está com a rainha nas mãos? Porque elas ficam onde sua rainha está", volta a perguntar o homem que está filmando a cena. "Sim. Eu a tenho na mão", confirma o apicultor.

Guy transports a bees colony by carrying the queen is his fist; the rest of the bees crowd around where their queen is. from r/nextfuckinglevel

O que atrai as abelhas operárias até a rainha é um conjunto de substâncias químicas liberadas por esses insetos. Mais especificamente, a "majestade" convoca as suas "servas" por meio do feromônio da glândula mandibular responsável por manter a unidade da colmeia e atrair zangões para o acasalamento.

Mas o que chamou mais atenção nas redes sociais foi o fato de as abelhas não terem atacado o apicultor. No Reddit, alguns usuários levantaram hipóteses para explicar isso. Um deles supôs que as polinizadoras só estavam de passagem.

"Neste ponto, o enxame de abelhas parece absolutamente assustador, mas é o mais dócil de todos porque está apenas procurando por um novo lar enquanto protege a rainha", escreveu.

Entretanto vale lembrar que não é aconselhável a remoção improvisada de enxames de abelhas com fogo, jato de água, inseticidas, entre outros. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de acionamento do Corpo de Bombeiros do Paraná tratam de enxames migratórios.

Esse tipo de enxame "assenta para descansar formando uma bola preta", que é "quando as abelhas cercam a rainha que parou ali para descansar", de acordo com a corporação. É preciso nesse caso consultar um profissional capacitado pois a situação pode fugir do controle.