Vídeo mostra apicultor carregando colônia de abelhas no braço; assista
Um apicultor da República Dominicana aparece em um vídeo que viralizou nas redes sociais carregando uma colônia de abelhas no braço. Os insetos foram atraídos pela abelha rainha, que o homem colocou no punho esquerdo como espécie de "isca" para as demais.
Na filmagem, o apicultor conta que queria transportar as polinizadoras para dentro de uma caixa. O cinegrafista pergunta se ele não está levando nenhuma picada das abelhas e o profissional responde: "elas conhecem o dono".
"Você está com a rainha nas mãos? Porque elas ficam onde sua rainha está", volta a perguntar o homem que está filmando a cena. "Sim. Eu a tenho na mão", confirma o apicultor.
Guy transports a bees colony by carrying the queen is his fist; the rest of the bees crowd around where their queen is. from r/nextfuckinglevel
O que atrai as abelhas operárias até a rainha é um conjunto de substâncias químicas liberadas por esses insetos. Mais especificamente, a "majestade" convoca as suas "servas" por meio do feromônio da glândula mandibular responsável por manter a unidade da colmeia e atrair zangões para o acasalamento.
Mas o que chamou mais atenção nas redes sociais foi o fato de as abelhas não terem atacado o apicultor. No Reddit, alguns usuários levantaram hipóteses para explicar isso. Um deles supôs que as polinizadoras só estavam de passagem.
"Neste ponto, o enxame de abelhas parece absolutamente assustador, mas é o mais dócil de todos porque está apenas procurando por um novo lar enquanto protege a rainha", escreveu.
Entretanto vale lembrar que não é aconselhável a remoção improvisada de enxames de abelhas com fogo, jato de água, inseticidas, entre outros. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de acionamento do Corpo de Bombeiros do Paraná tratam de enxames migratórios.
Esse tipo de enxame "assenta para descansar formando uma bola preta", que é "quando as abelhas cercam a rainha que parou ali para descansar", de acordo com a corporação. É preciso nesse caso consultar um profissional capacitado pois a situação pode fugir do controle.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.