Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher do traficante mexicano 'El Chapo' é presa em aeroporto nos EUA

Emma Coronel Aispuro, 31, foi presa no Aeroporto Internacional de Dulles - Drew Angerer/Getty Images
Emma Coronel Aispuro, 31, foi presa no Aeroporto Internacional de Dulles Imagem: Drew Angerer/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 20h28

A esposa do traficante mexicano Joaquin "El Chapo" Guzman foi presa hoje no Aeroporto Internacional de Dulles, nos Estados Unidos, informou o Departamento de Justiça do país. Emma Coronel Aispuro, 31, é acusada de participação em esquema de tráfico de drogas nos EUA.

Segundo a investigação, Emma faz parte de uma conspiração para distribuir cocaína, metanfetamina, heroína e maconha importada para o país. Ela também é acusada de ajudar o marido a planejar fugas da cadeia em 2015 e 2016 —ele chegou a escapar de uma prisão do México, mas foi capturado no ano seguinte.

Emma Aispuro é uma cidadã americana de dupla nacionalidade e deve fazer amanhã sua primeira aparição no tribunal federal por videoconferência. O caso é investigado pelo FBI em Washington.

Em 2019, "El Chapo" foi condenado à prisão perpétua e mais 30 anos "simbólicos" sem condicional nos Estados Unidos. Ele é ex-chefe do cartel de Sinaloa e é considerado o maior narcotraficante do planeta após a morte do colombiano Pablo Escobar.

Segundo o governo americano, "El Chapo" foi responsável pela importação, ou tentativa de importação, de pelo menos 1.213 toneladas de cocaína, 1,44 tonelada de base de cocaína, 222 quilos de heroína, quase 50 toneladas de maconha e "quantidades" de metanfetaminas para os Estados Unidos, ao longo de 25 anos.