Caminhoneiros argentinos fazem bloqueio na fronteira com Brasil
A Federação Nacional dos Caminhoneiros da Argentina realiza, desde a última quinta-feira (22), um bloqueio em Paso de los Libres, cidade que faz fronteira com a brasileira Uruguaiana (RS).
O bloqueio já dura quatro dias e, segundo a federação, tem como principal motivo a tensão provocada pela reação de caminhoneiros brasileiros à exigência de um teste PCR anticovid para a entrada na Argentina.
"Foi determinado o fechamento da passagem de fronteira para que as cargas das economias regionais do Mercosul fiquem paralisadas e a entrada de caminhões do Brasil também não seja permitida", disse o secretário de política de transporte do sindicato, Omar Pérez.
Segundo o jornal El Clarin, os caminhoneiros argentinos reclamam que foram alvo de hostilidade no Brasil ao cruzarem a fronteira depois que a Argentina aumentou o controle por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com os argentinos, os caminhoneiros brasileiros têm se recusado a fazer o teste exigido ou apresentado laudos que, segundo a federação, têm "origem duvidosa".
"Esta situação origina-se da negativa dos caminhoneiros que vem de Uruguaiana em realizarem PCR e em alguns casos apresentarem análises de origem duvidosa, em um contexto que o país vizinho tem como principal fonte de infecção a nova cepa de Manaus ", diz em comunicado a federação.
A divisa entre Paso de los Libres e Uruguaiana é uma das mais movimentadas da fronteira entre os países, sendo que cerca de mil caminhões passam pelo local todos os dias.
Existia a expectativa de o bloqueio ser desfeito hoje, mas a federação manteve o bloqueio com duas exigências: um acordo entre os países para um controle efetivo de exames PCR na fronteira e a inclusão dos caminhoneiros no programa de vacinação do país.
Na semana passada, caminhoneiros brasileiros também fizeram um bloqueio em Uruguaiana em resposta às exigências argentinas para cruzar a fronteira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.