Topo

Esse conteúdo é antigo

Filhote de tartaruga com 2 cabeças é encontrado em praia dos EUA; veja

Filhote com duas cabeças na mão de um biólogo do Parque - Reprodução/Facebook/Cape Hatteras National Seashore?
Filhote com duas cabeças na mão de um biólogo do Parque Imagem: Reprodução/Facebook/Cape Hatteras National Seashore?

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/08/2021 10h32

A página oficial do Parque Nacional de Cabo Hatteras, localizado no norte-americano da Carolina do Norte, divulgou ontem um avistamento inusitado: um filhote de tartaruga com duas cabeças. Após ser examinado e fotografado, o animal foi devolvido à natureza.

"Não é todo dia que os biólogos do Parque encontram uma tartaruga marinha de duas cabeças!", escreveu o Parque Nacional em um post no Facebook.

De acordo com o Parque Nacional, o filhote foi encontrado em um ninho com outras tartarugas-cabeçudas (nome da espécie), sem mutações genéticas. Ele foi examinado por biólogos, que constatam que ele "exibia uma boa função de nadadeira" e "boa saúde geral".

Todos os filhotes encontrados na areia foram devolvidos ao mar, entretanto, o parque ressaltou que por conta da mutação "é improvável" que a tartaruga de duas cabeças sobreviva tanto quanto as outras.

Embora o avistamento seja raro, outra tartaruga com duas cabeças foi encontrada no estado da Carolina do Sul, no final de julho. Na ocasião, a bióloga marinha Ángela María Baldrich explicou à rádio RCN que a malformação torna o animal mais suscetível a predadores, por não conseguir se alimentar adequadamente.

Segundo a bióloga, as mudanças climáticas e a poluição poderiam ter causado a mutação.

"O aumento da temperatura da água afeta diretamente o desenvolvimento das tartarugas adultas, [assim como] a presença de poluentes, como metais pesados de hidrocarbonetos, que podem estar presentes tanto no oceano quanto na alimentação das tartarugas, e no consumo de micro plásticos, que podem refletir esse tipo de consequências nos filhotes", detalhou.