Topo

Esse conteúdo é antigo

Astronauta faz imagem do espaço da erupção do vulcão nas Ilhas Canárias

Do UOL, em São Paulo

23/09/2021 07h55

Um astronauta francês conseguiu registrar a erupção do vulcão de Cumbre Vieja, nas Ilhas Canárias, na Espanha, do espaço. Thomas Pesquet está em missão pela agência europeia na ISS (Estação Espacial Internacional) e compartilhou a fotografia ontem, em seu perfil no Twitter.

"O vulcão de La Palma em erupção. O resplendor alaranjado da lava contrasta com a escuridão do Oceano Atlântico e deixa tudo mais impressionante. O brilho da lava parece perto demais das luzes da cidade", escreveu o astronauta.

Quase 200 casas foram destruídas pela lava, mais de 6 mil pessoas tiveram de deixar a cidade e um rio de magma continua seu caminho até o mar: essas são as imagens deixadas pelo vulcão Cumbre Vieja após a erupção na ilha de La Palma, na Espanha, no último domingo.

A lava está devastando tudo em seu caminho para a costa da ilha no arquipélago espanhol das Ilhas Canárias, embora a um ritmo mais lento do que o esperado, em torno de 120 metros por hora. Desde a erupção do vulcão a lava já varreu 180 casas, de acordo com o sistema europeu de monitoramento de emergência baseado no espaço Copérnico. Porém, o número certamente aumentará.

No caminho para o mar, os fluxos de lava já chegaram ao último obstáculo, no que diz respeito ao centro urbano: Todoque, uma cidade de cerca de 1,2 mil habitantes no município de Los Llanos, no sudoeste de La Palma, que forçou a saída de seus habitantes.

Especialistas e funcionários públicos concordam que o magma chegará ao mar, mas não sabem quando isso vai ocorrer. Por isso foram tomadas precauções, pois é previsível que quando a lava entrar em contato com água salgada a uma temperatura de 1 mil graus Celsius, liberará gases tóxicos e provocará explosões.

Esse momento será crítico, como advertiu hoje o presidente do governo regional das Ilhas Canárias, Ángel Víctor Torres. Por essa razão, todas as administrações - a espanhola, a canária e a ilha de La Palma - estão pedindo à população para não se dirigir às estradas próximas ao vulcão, nem se aproximar dos fluxos de lava.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez pediu cautela e anunciou que La Palma será declarada como uma zona de emergência. Além disso, as Ilhas Canárias poderão solicitar ajuda dos Fundos de Solidariedade da União Europeia para aliviar os danos causados pela erupção do vulcão, que vale mais de 400 milhões de euros.