Topo

Esse conteúdo é antigo

Premiê finlandesa se desculpa por ir a boate após exposição ao coronavírus

Primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin foi flagrada em boate após ministro testar positivo para a covid-19. - Reuters
Primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin foi flagrada em boate após ministro testar positivo para a covid-19. Imagem: Reuters

Colaboração para o UOL

09/12/2021 13h00

A primeira-ministra da Finlândia, Sanna Marin, prestou ontem esclarecimento sobre sua ida a uma boate no último sábado (4) - tornada pública após a publicação de fotos em uma revista de fofocas - depois que o ministro das Relações Exteriores testou positivo para covid-19. Durante o pronunciamento, a líder política pediu desculpas aos cidadãos por violar o isolamento social.

"Eu agi errado. Eu deveria ter considerado a situação com mais cuidado", declarou Sanna em uma entrevista para a emissora pública Yle."Eu deveria ter usado um julgamento melhor no sábado à noite. Eu realmente sinto muito por não ter entendido como fazer isso."

Depois que sua foto em uma boate lotada foi publicada por uma revista de fofoca, Sanna Marin afirmou nas redes sociais que decidiu não prolongar a noite na boate ao ser avisada pelo secretário de Estado, por telefone, de que havia sido exposta ao coronavírus no dia anterior.

Segundo a primeira-ministra, a recomendação foi de que ela não precisaria se isolar porque havia sido totalmente vacinada. Horas mais tarde, porém, uma mensagem de texto enviada ao seu telefone de trabalho a aconselhava a fazer quarentena - mas, naquele momento, ela não estaria com o aparelho.

No dia seguinte, quando viu a mensagem, teria se submetido imediatamente a um teste de covid, e o resultado deu negativo. Mesmo assim, o comportamento de Sanna foi criticado por ela não ter permanecido isolada até confirmar estar livre da doença.

Situação de emergência

O ministro da Economia, Mika Lintila, o da Defesa, Antti Kaikkonen, e o da Cultura e Ciência, Antti Kurvinen, também foram expostos na sexta-feira em uma reunião com a presença do ministro das Relações Exteriores, Pekka Haavisto, que no sábado testou positivo para covid-19.

De acordo com as diretrizes contra o novo coronavírus da Finlândia, qualquer pessoa que receber duas doses da vacina não precisa se isolar, mesmo que entre em contato com alguém que estiver com covid.

Mesmo assim, as diretrizes aconselham as pessoas a evitar o contato social se estiverem esperando o resultado do teste da covid. Para ministros e funcionários do governo, o isolamento também é aconselhado imediatamente após qualquer exposição ao vírus.

Em uma coletiva de imprensa, Sanna Marin disse que não havia recebido essas orientações. Assumiu a responsabilidade pessoal pela falta de informação e novamente se desculpou pelos seus atos.

Após a polêmica, a primeira-ministra fez dois testes que deram negativos. Os ministros Lintila e Kaikkonen também fizeram o exame, confirmando que estavam livres da covid.

Os políticos de oposição classificaram Sanna como "irresponsável" e sugeriram que ela deveria ter dado um bom exemplo, isolando-se voluntariamente em vez de ir a clubes.

Até o momento, a Finlândia está entre os poucos países europeus que sofreram impactos mínimos da pandemia de covid-19. Com cerca de 196 mil casos e 1.384 mortes.

Por outro lado, desde setembro, as infecções têm aumentado cada vez mais, com 1 mil casos por dia durante semanas. O país também registrou oito casos da variante ômicron, que os especialistas temem ser mais transmissível e resistir a alguns imunizantes contra o coronavírus.