Topo

Esse conteúdo é antigo

Primeiro-ministro de Portugal é diagnosticado com covid-19

30.jan.2022 - O primeiro-ministro português e líder do Partido Socialista António Costa  - Patricia de Melo Moreira/AFP
30.jan.2022 - O primeiro-ministro português e líder do Partido Socialista António Costa Imagem: Patricia de Melo Moreira/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/02/2022 13h33

Reeleito no domingo (30), o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, testou positivo para a covid-19, segundo comunicado divulgado pelo gabinete dele hoje.

"O primeiro-ministro realizou hoje um autoteste de rotina para a covid-19 e teve um resultado positivo", disse o gabinete em um comunicado, acrescentando que Costa não tinha sintomas. "Este resultado (positivo) já foi confirmado por um teste de antígeno."

De acordo com a CNN Portugal, a esposa de Costa, Fernanda Tadeu, também foi diagnosticada com a doença.

Conforme o comunicado, o primeiro-ministro cumprirá quarentena de sete dias. Por estar se sentindo bem, ele continuará trabalhando em casa.

Vitória nas eleições legislativas

Costa passou as últimas duas semanas realizando comícios e eventos de campanha em todo o país, muitas vezes atraindo grandes multidões.

O PS (Partido Socialista), liderado por ele, venceu as eleições legislativas realizadas no domingo com ampla vantagem, obtendo 41,68% dos votos.

Isso garante à legenda a maioria absoluta na Assembleia da República, o Parlamento português, com 117 do total de 230 assentos - nove a mais do que na legislatura passada.

Costa prometeu uma "maioria de diálogo" durante os próximos quatro anos de mandato.

De acordo com o primeiro-ministro, "a maioria absoluta não é um poder absoluto, não é governar sozinho". Costa enfatizou que esta maioria nasce da "vontade dos portugueses" e um dos seus objetivos é "reconciliar os portugueses com as maiorias absolutas".

Sob Costa, Portugal superou as medidas de austeridade, manteve disciplina fiscal e reduziu o desemprego aos níveis pré-pandemia. O país também apresenta o mais alto nível de imunização contra a covid-19 da Europa, com 90% de seus 10 milhões de habitantes totalmente vacinados.

* Com Deutsche Welle e Reuters