Biden diz a Putin que atacar a Ucrânia terá 'custos rápidos e severos'
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, advertiu o presidente russo, Vladimir Putin, que os Estados Unidos "responderão decisivamente e imporão custos rápidos e severos à Rússia" se o país invadir a Ucrânia. Os dois tiveram uma reunião por telefone por creca de uma hora, hoje, e discutiram o acúmulo de tropas russas no entorno do país vizinho.
Na conversa, Biden destacou que "enquanto os Estados Unidos continuam preparados para se dedicar à diplomacia, em total coordenação com seus aliados e parceiros, estamos igualmente preparados para outros cenários", informou a Casa Branca em nota.
O porta-voz do Pentágono, John Kirby, anunciou hoje que os EUA ordenaram a retirada de quase todos os soldados que mantinham na Ucrânia para "reposicioná-los para outros lugares da Europa".
Os Estados Unidos teriam sido informados de que a Rússia discute iniciar a ação militar na Ucrânia na próxima quarta-feira (16), segundo autoridades ouvidas pelo jornal The New York Times.
Para estas mesmas fontes, porém, é possível que a menção de uma data específica seja parte de um esforço russo de desinformação.
Com informações de AFP e Reuters
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.