Topo

Esse conteúdo é antigo

Moradores ouvem diversas explosões em cidade no leste da Ucrânia

Soldado da Ucrânia na linha de frente com separatistas apoiados pela Rússia, perto de Novolugansk, na região ucraniana de Donetsk - Anatolii Stepanov/AFP
Soldado da Ucrânia na linha de frente com separatistas apoiados pela Rússia, perto de Novolugansk, na região ucraniana de Donetsk Imagem: Anatolii Stepanov/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

19/02/2022 18h40Atualizada em 19/02/2022 19h51

Moradores do centro da cidade de Donetsk, controlada pelos separatistas, no leste da Ucrânia, disseram ter ouvido diversas explosões na noite deste sábado e início de domingo (horário local) no país, em meio à tensão de uma possível invasão da Rússia. As informações são da agência de notícias Reuters.

Ainda não há informações sobre a origem das explosões — as autoridades separatistas locais e o governo ucraniano ainda não se pronunciaram sobre as supostas explosões.

Dois soldados ucranianos foram mortos neste sábado (19) na linha de frente dos conflitos com separatistas pró-Moscou, no leste da Ucrânia. Estas foram as primeiras baixas entre militares, em mais de um mês de crise na fronteira com a Rússia.

Outros quatro soldados ficaram feridos e estão hospitalizados, informou o Exército ucraniano em um comunicado, em que acusa os rebeldes de liderarem os bombardeios e de terem cometido 70 violações da trégua que deveria estar em vigor.

Ministro e jornalistas são alvo de tiros de morteiro

O ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrskiy, e um grupo de jornalistas foram alvos de tiros de morteiro no leste do país neste sábado, noticiou a CNN Internacional. Ninguém ficou ferido. Cerca de uma dúzia de tiros de morteiro caíram a algumas centenas de metros do grupo.

Em uma entrevista coletiva mais tarde na cidade de Kramatorsk, Monastyrskiy disse que há informações de avanço do exército russo no território ucraniano. Nos últimos dias, as Forças Armadas do país relataram um aumento no disparo de armas pesadas contra suas posições.

O Ministério da Defesa ucraniano disse que até as 17h (horário local) de sábado, "70 violações do regime de cessar-fogo foram registradas pelas forças de ocupação russas, 60 das quais usando armas proibidas pelos acordos de Minsk".

O ministério também disse que dois militares ucranianos foram mortos e quatro ficaram feridos no sábado.

Otan vê sinais de que Rússia prepara um 'ataque total' à Ucrânia

"Todos os sinais indicam que a Rússia está planejando um ataque total à Ucrânia", afirmou o secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Jens Stoltenberg, à televisão alemã ARD neste sábado (19).

"Todos concordamos que o risco de um ataque é muito, muito alto", acrescentou Stoltenberg, que participou da Conferência de Segurança de Munique.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na sexta-feira que estava "convencido" de que a Rússia invadiria a Ucrânia.

A Ucrânia não é membro da Otan e a Aliança não possui tropas naquele país, mas, desde o final da década de 1990, mantém dois escritórios na capital: um escritório de ligação e um centro de informação e documentação.

A função do escritório de ligação é manter o diálogo entre a Otan e o governo ucraniano, ao mesmo tempo em que promove a transformação democrática do setor de defesa e segurança da Ucrânia.

A do centro de informação e documentação é informar o público ucraniano sobre a Otan e apoiar as instituições ucranianas em suas comunicações.

Stoltenberg assegurou nas últimas semanas que a aliança não enviará nenhuma força à Ucrânia para defendê-la de qualquer agressão russa. Mas os membros da Otan enviaram forças militares para países vizinhos que são membros da Aliança.

*Com AFP e RFI