Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Explosão de grandes proporções atinge base aérea de Melitopol, na Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

24/02/2022 11h47

Circula nas redes sociais um vídeo com imagens que mostram a explosão da base aérea de Melitopol, no sudoeste da Ucrânia. No vídeo, é possível ver uma nuvem de fumaça próxima ao aeroporto, seguida por um estrondo que chega a fazer tremer a câmera que registra o ataque.

Ainda não é possível dizer quais foram as causas da explosão. Outras imagens publicadas nas redes sociais mostram helicópteros da Rússia fazendo um ataque próximo à capital da Ucrânia. Os veículos lançaram mísseis em Gostomel, um aeroporto militar nos arredores de Kiev.

Horas depois, o ministro-adjunto do Interior ucraniano informou que o país perdeu o controle da instalação.

A Rússia invadiu o país vizinho na manhã de hoje (madrugada no horário de Brasília), e ao menos 64 pessoas já foram mortas, entre civis e militares, de acordo com um assessor presidencial e autoridades regionais.

A Ucrânia combate as tropas russas em quase toda extensão de sua fronteira com a Rússia. Os principais conflitos acontecem nas regiões de Sumy, Kharkhiv, Kherson, Odessa e em um aeroporto militar perto de Kiev, disse um conselheiro do gabinete presidencial ucraniano.

A autoridade ucraniana também disse que há um temor de que a Rússia tente entrar em Kiev pelo espaço aéreo. A capital abriga as instalações do governo.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Horas após o presidente russo Vladimir Putin autorizar a invasão, milhares de moradores começaram a deixar a capital Kiev. Longas filas de carros foram registradas nesta manhã em estradas, supermercados, postos de gasolina e também em caixas eletrônicos.

Durante a manhã, as primeiras sirenes de alerta tocaram por vários minutos nos alto-falantes da capital. Naquela madrugada, por volta das 4h30, explosões rasgaram o céu de Kiev pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial.

Segundo cálculos da União Europeia, mais de um milhão de pessoas podem chegar a essas nações nos próximos dias. Polônia, Romênia e Hungria já anunciaram planos para receber os ucranianos de maneira emergencial.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou hoje em um discurso à nação o rompimento das relações diplomáticas com Moscou, no primeiro dia da invasão de seu país pelas Forças Armadas russas. "Rompemos os laços diplomáticos com a Rússia", declarou, embora as relações tenham continuado mesmo depois que a Rússia anexou a Crimeia em 2014.

Zelensky também adotou lei marcial em todo o território ucraniano, pedindo para que os cidadãos continuem calmos. A adoção da lei marcial consiste em uma medida que altera as regras de funcionamento de um país, deixando de lado as leis civis e colocando em vigor leis militares.

"Estamos introduzindo a lei marcial em todo o território do nosso país. Há um minuto, tive uma conversa com o presidente Biden. Os EUA já começaram a unir o apoio internacional. Hoje cada um de vocês deve manter a calma. Fique em casa se puder. Nós estamos trabalhando. O exército está trabalhando. Todo o setor de defesa e segurança está funcionando. Sem pânico. Nós somos fortes. Estamos prontos para tudo. Vamos vencer todos porque somos a Ucrânia", diz o comunicado do presidente ucraniano.

*Com Reuters