Macron diz que pediu fim de ofensiva em conversa 'direta' com Putin
O presidente francês, Emmanuel Macron, disse que teve hoje uma conversa "franca, direta e rápida" com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O político pediu o fim da ofensiva contra a Ucrânia, que já deixou mais de 130 mortos apenas no primeiro dia de conflito.
"(A ligação) Foi também para pedir que ele discutisse com o presidente (Volodimir) Zelensky, que havia solicitado isso, porque ele não conseguiu contatá-lo", disse Macron a repórteres após uma cúpula da UE em Bruxelas, segundo a SKY News. Zelensky é o presidente ucraniano.
O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou útil "deixar o caminho aberto" para um possível diálogo com o mandatário russo, Vladimir Putin, quando as condições estiverem adequadas, para tentar pôr fim à ofensiva russa contra a Ucrânia.
Macron disse que, ao mesmo tempo que condena a ofensiva e aplica as sanções, é sua "responsabilidade" manter esse caminho desobstruído, "para que no dia em que estejam reunidas as condições, possamos obter a cessação das hostilidades".
- Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Fabíola Cidral:
Segundo a presidência francesa, Macron inicialmente se comunicou com o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, e em coordenação com ele fez a ligação para Putin.
*Com informações da AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.