Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Presidente da Ucrânia aparece em vídeo para provar que está em Kiev; veja

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky (centro), gravou um vídeo para provar que está em Kiev  - Reprodução/Instagram
O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky (centro), gravou um vídeo para provar que está em Kiev Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

25/02/2022 15h55Atualizada em 25/02/2022 16h24

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou nesta sexta-feira (25) que está na capital Kiev "defendendo" seu país ante o avanço das tropas russas, em um vídeo em que aparece junto de colaboradores em frente ao palácio presidencial para provar que não deixou a Ucrânia.

"Estamos todos aqui, nossos militares estão aqui, os cidadãos, a sociedade, estamos todos aqui, defendendo nossa independência, nosso Estado", proclamou Zelensky, acompanhado, entre outros, de seu primeiro-ministro, seu chefe de gabinete e um assessor próximo.

Na postagem do vídeo no Instagram, Zelensky escreveu na legenda: "Estamos aqui. Estamos em Kiev. Defendemos a Ucrânia".

"Glória aos nossos defensores, homens e mulheres. Glória à Ucrânia, glória aos heróis!", acrescentou Zelensky no vídeo, segundo o Business Insider.

As forças ucranianas e russas protagonizaram um primeiro confronto nesta sexta-feira em um bairro de Kiev.

Forças russas convergem para Kiev e a cidade se prepara para viver uma noite de possíveis combates e bombardeios.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

O presidente russo, Vladimir Putin, convocou nesta sexta o exército ucraniano a "tomar o poder" e a destituir o presidente Volodimir Zelensky e seu entorno, aos quais qualificou de "neonazistas e viciados".

Ucrânia diz que Rússia está aumentando tropas em Belarus para atacar Kiev

Chefes do Estado-Maior da Ucrânia disseram nesta sexta-feira (25) que a Rússia está usando o aeródromo de Gomel, em Belarus, para posicionar tropas para atacar Kiev devido aos danos no aeroporto militar Hostomel, perto da capital ucraniana.

"Para intimidar a população da Ucrânia, o inimigo está cada vez mais escolhendo destruir a infraestrutura civil e as moradias", disse o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia em comunicado no Facebook.

As Forças Armadas explicaram que as tropas russas estavam avançando sobre Kiev vindo de várias direções, enquanto as forças ucranianas lutavam em torno de Mariupol, no sul, e Kharkiv, no nordeste do país.

"O ocupante russo continua a operação ofensiva contra a Ucrânia em áreas previamente selecionadas com o apoio de aeronaves operacionais e táticas de longo alcance e o uso de armas de longo alcance e alta precisão. Grupos das Forças Armadas da Ucrânia juntamente com as Forças de Defesa Territorial mantêm a defesa de Kiev e fronteiras previamente definidas", esclareceu o comunicado.

Tropas russas entram em Kiev

As tropas russas entraram em Kiev, capital da Ucrânia, por volta das 13h50 (horário local), confirmou o prefeito Vitaliy Klitschko. O movimento de militares da Rússia estava sendo acompanhado por aliados da Ucrânia e uma invasão em Kiev era esperada para as próximas horas.

Ontem (24), a Rússia invadiu o território ucraniano e atacou instalações militares por todo o país. O ataque aconteceu por terra, mar e ar, relataram veículos de imprensa internacionais e o governo ucraniano. Mais de uma centena de pessoas morreram, inclusive crianças.

Após invadir a capital, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou que o acesso para Kiev ao oeste da Ucrânia foi bloqueado. As entradas de Chernihiv, uma cidade localizada no norte da Ucrânia, também foram bloqueadas por militares.

*Com Thaís Augusto, do UOL, em São Paulo, AFP e Reuters