Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia diz que se defende sozinha e cobra apoio do 'país mais poderoso'

Colaboração para o UOL

25/02/2022 11h20Atualizada em 25/02/2022 15h35

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, que o país se defende sozinho contra a Rússia. O ucraniano também diz que o "país mais poderoso do mundo olhou de longe".

"Esta manhã, estamos defendendo nosso país sozinhos. Assim como ontem, o país mais poderoso do mundo olhou de longe", disse ele, no que seria uma referência aos Estados Unidos.

Zelensky cobra que a Rússia sofra mais do que sanções. "A Rússia foi atingida ontem por sanções, mas não são suficientes para tirar essas tropas estrangeiras de nosso solo. Só com solidariedade e determinação isso pode ser alcançado."

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia e mais no UOL News com Fabíola Cidral:

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Ontem, em seu primeiro pronunciamento após a invasão da Rússia na Ucrânia, o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou ao menos cinco novas medidas contra bancos e elites do país eurasiático.

Segundo o mandatário norte-americano, haverá bloqueios de quatro instituições financeiras russas, que detêm, juntas, cerca de US$ 1 trilhão em ativos. As sanções não envolvem a retirada do país eurasiático do sistema bancário Swift.

Rússia quer "desumanizar" ucranianos, diz chanceler

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse hoje que a Rússia planeja uma "operação maciça de bandeira falsa" para "desumanizar" os ucranianos. Ele pediu que os cidadãos não confiem "em falsificações".
"De acordo com a inteligência, a Rússia planeja uma operação maciça de bandeira falsa para 'desumanizar' os ucranianos e acusar a Ucrânia de supostas ações desumanas", escreveu.
Kuleba também afirmou que o país está se protegendo, em ações apenas "defensivas". Ele também criticou e acusou a Rússia por "atacar jardins de infância e civis".
Uma operação de bandeira falsa consiste em uma ação, política ou militar, realizada para culpar o oponente pelo fato.

Tropas da Rússia chegam em Kiev

As tropas russas entraram em Kiev, a capital da Ucrânia, por volta das 13h50 (horário local), segundo informações do The New York Times e do Sky News. A Rússia também bloqueou o acesso a Kiev pelo oeste e as entradas para a cidade de Chernihiv, localizada no norte da Ucrânia, anunciou o Ministério da Defesa.

Em vídeo publicado nas redes sociais, o major-general Igor Konashenkov, também confirmou que as tropas russas capturaram o aeródromo estratégico de Gostomel, nos arredores da capital Kiev. Paraquedistas desembarcaram no local.

Ontem, a Rússia invadiu o território ucraniano e atacou instalações militares por todo o país. Mais de uma centena de pessoas morreram, inclusive crianças.