Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia proíbe entrada de todos os voos do Reino Unido em seu espaço aéreo

Rússia proibiu a entrada de todos os aviões vinculados ao Reino Unido em seu espaço aéreo após Londres instaurar sanções contra a companhia de voo russa Aeroflot - Alexei Druzhinin/TASS via Getty Images
Rússia proibiu a entrada de todos os aviões vinculados ao Reino Unido em seu espaço aéreo após Londres instaurar sanções contra a companhia de voo russa Aeroflot Imagem: Alexei Druzhinin/TASS via Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

25/02/2022 06h59Atualizada em 25/02/2022 07h25

A Rússia proibiu a entrada de todos os aviões vinculados ao Reino Unido em seu espaço aéreo após Londres instaurar sanções contra a companhia de voo russa Aeroflot, em resposta à invasão na Ucrânia.

O espaço aéreo fica proibido a todos os aviões "de propriedade, arrendados ou operados por uma organização vinculada ou registrada no Reino Unido", anunciou a agência reguladora Rosaviatsia em um comunicado.

A medida também inclui os voos em trânsito pelo espaço aéreo russo.

Minutos após a decisão da Rússia, o grupo aéreo IAG, matriz da British Airways e da Iberia, anunciou o cancelamento de seus voos para Moscou e o desvio de suas rotas que sobrevoam a Rússia.

"Hoje tomamos a decisão de cancelar a conexão aérea que temos com destino a Moscou" e de "redirecionar voos para Singapura e Nova Délhi, para não sobrevoar a Rússia", declarou o CEO do IAG, Luis Gallego, durante uma conferência de investidores.

1º dia de conflito na Ucrânia deixa centenas de mortos

Mais de uma centena de pessoas morreram, inclusive crianças, no primeiro dia do conflito na Ucrânia. Segundo guardas de fronteira ucranianos, as forças russas entraram na região do norte de Kiev a partir de Belarus para executar um ataque com mísseis contra alvos militares.

"Eles dizem que os civis não são um alvo. Mas esta é outra mentira deles. Na realidade, eles não fazem distinção entre as áreas em que operam", denunciou o presidente Volodimir Zelensky em um vídeo divulgado ontem nas redes sociais.

"Esta noite começaram a bombardear bairros civis. Isto nos recorda (a ofensiva nazista de) 1941", completou.

Agora, a Rússia tenta avançar em direção a capital Kiev. De acordo com fontes militares, Kiev é o principal alvo do presidente russo Vladimir Putin para "decapitar o governo" ucraniano e instalar um Executivo favorável a Moscou.

Segundo cálculos da União Europeia, mais de um milhão de ucranianos estão fugindo da Ucrânia em direção às nações vizinhas. Ontem, o prefeito de Kiev anunciou a suspensão da operação de algumas estações de metrô, que servirão de abrigo para moradores.

A Embaixada do Brasil na Ucrânia orientou os brasileiros a deixar o país europeu imediatamente. Há cerca de 500 brasileiros na Ucrânia entre estudantes, executivos de multinacionais e familiares de ucranianos.

*Com informações de AFP