Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Embaixada muda tom e alerta brasileiros para trem saindo de Kiev

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

25/02/2022 15h51Atualizada em 25/02/2022 18h28

Em apenas 24 horas após a invasão russa ocorrida na madrugada de quinta-feira (24), a Embaixada do Brasil na Ucrânia mudou o tom nas orientações e intensificou o alerta aos cerca de 500 brasileiros em território ucraniano. O órgão diplomático passou a considerar "instável e imprevisível" a situação no país europeu e organizou a retirada de cidadãos para a Romênia.

Em comunicado divulgado no Facebook e no Telegram pouco antes das 20h no horário local (15h pelo horário de Brasília), a embaixada alertou sobre a partida de um trem que sairá de Kiev, capital ucraniana, às 22h de hoje (17h pelo horário de Brasília) com destino a Chernivtsi, no oeste do país. De lá, os brasileiros seguirão até a fronteira com a Romênia, ainda segundo o comunicado (leia a íntegra aqui).

De acordo com as informações enviadas pela embaixada por volta das 18h (horário de Brasíila), os brasileiros embarcaram no vagão final da plataforma. A entidade solicitou que os cidadãos embarcados enviassem nome completo e número de passaporte em mensagem ao plantão consular.A embaixada não divulgou a quantidade de brasileiros que embarcaram na composição

"Com os dados, a embaixada buscará organizar o transporte e facilitar os procedimentos de migração", informou o órgão do governo.

De acordo com a Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, entre 50 e 70 brasileiros deixariam Kiev de trem de rumo à Romênia, mas o número total não foi informado após o embarque na composição. O Brasil avalia enviar dois aviões da FAB para buscá-los.

Antes do embarque, a embaixada avisou que não seria necessária a compra de bilhetes. "A chefia da estação buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos", informou. "A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos", disse a embaixada.

O órgão ainda alertou para outros eventuais problemas, como falta de hospedagem, transporte para fronteira e longas filas na imigração após a chegada ao oeste ucraniano.

"Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira", comunicou.

"A embaixada do Brasil em Bucareste informará às autoridades romenas os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, com vista a assegurar, na medida do possível, que os trâmites para entrada na Romênia sejam expedidos. A embaixada tentará, ainda, contratar ônibus para transladar os cidadãos brasileiros até a capital romena", disse a embaixada.

De 'estável a 'imprevisível'

Em comunicado emitido hoje de manhã, a Embaixada do Brasil na Ucrânia voltou a recomendar às pessoas a "buscar abrigo em local seguro, acompanhar as notícias e aguardar", principalmente aos cidadãos na capital Kiev, onde o temor é ainda maior.

Contudo, passou a se referir ao país com mais de cem mortos no primeiro dia de conflito como "instável e imprevisível em várias regiões".

Embora tenha orientado uma retirada imediata da Ucrânia no comunicado anterior, a embaixada chegou a dizer que a situação de segurança era "relativamente estável" na maior parte das regiões.

Mapa Ucrania - Arte/ UOL - Arte/ UOL
Imagem: Arte/ UOL

Uma das principais mudanças de tom se refere ao alvo dos ataques. Na quinta-feira, a embaixada disse que os alvos eram "militares e estratégicos", reforçando a ideia de uma "estabilidade na maior parte das regiões ucranianas".

Hoje, não tentou minimizar os riscos de mortes de civis. A ONU (Organização das Nações Unidas) disse estar "gravemente preocupada" com os relatos crescentes de mortes de civis.

'Minha casa tremeu com bombas': o drama dos brasileiros

O UOL tem acompanhado os relatos dados por brasileiros na Ucrânia. O bartender Rafael de Sousa Pinto, que começou a registrar vídeos sobre a sua rotina no país após a ocupação russa, cruzou a fronteira com a Polônia em meio ao conflito. O país vizinho recebeu pelo menos 29 mil pessoas vindas da Ucrânia após o começo dos ataques.

O brasileiro Leovitor dos Santos disse ter sentido os primeiros tremores das bombas em meio à invasão russa dentro da própria casa, na capital Kiev. "Minha casa tremeu com as bombas. Depois, ouvi mais umas cinco explosões. Ninguém esperava um ataque por toda a Ucrânia".

Jogadores brasileiros que atuam no Shakhtar Donetsk e no Dínamo de Kiev publicaram um vídeo em suas redes sociais pedindo ajuda ao governo brasileiro para deixarem o país. Cerca de 20 pessoas, entre atletas e familiares, estão em um hotel em Kiev.

Horas após os ataques, milhares de moradores começaram a deixar Kiev. Longas filas de carros foram registradas nesta manhã em estradas, supermercados, postos de gasolina e também em caixas eletrônicos.