Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia pede ajuda à Cruz Vermelha para evacuar corpos de soldados russos

Do UOL, em São Paulo

26/02/2022 11h10

O governo da Ucrânia pediu à Cruz Vermelha, neste sábado, ajuda para evacuar corpos de soldados russos que morreram durante a invasão a territórios ucranianos.

"Apelamos ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Pedimos a eles que ajudem a levar os corpos dos soldados russos para a Federação Russa", disse Iryna Vereshchuk, ministra para a Reintegração dos Territórios Ocupados Temporariamente da Ucrânia.

"Cruz Vermelha, apresse-se! Em breve, os cadáveres de russos serão ainda mais", disse.

A Cruz Vermelha, por sua vez, pediu que envolvidos na guerra respeitem os direitos humanos

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha pediu o fim das hostilidades e instou os envolvidos no conflito a seguirem o direito internacional.

Florence Gillette, chefe da delegação do CICV em Kiev, disse: "Pedimos urgentemente às partes em conflito que não esqueçam suas obrigações perante o Direito Internacional Humanitário. Eles devem garantir a proteção da população civil e daqueles que não participam mais dos combates, como os detidos ou os feridos e doentes.

"O Direito Internacional Humanitário é claro: 'todas as partes em conflito têm a obrigação legal de garantir que as operações militares sejam planejadas e conduzidas de forma a garantir a proteção de civis e bens civis'. Ataques indiscriminados são proibidos e, portanto, o CICV [Comitê Internacional da Curz Vermelha] exorta fortemente as partes a evitar o uso de armas explosivas com ampla área de impacto em áreas povoadas e a evitar localizar objetivos militares dentro ou perto de tais áreas".