Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Após atacar torre de TV, Rússia atinge memorial do Holocausto, diz Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

01/03/2022 12h37Atualizada em 01/03/2022 19h48

O Memorial do Holocausto, em Kiev, foi atingido por mísseis na tarde desta terça-feira (1º). Ele fica próximo de uma torre de TV, que havia sido atingida pelos russos mais cedo. As informações são do Serviço de Emergência do Estado da Ucrânia, que divulgou que ao menos cinco pessoas morreram e outras cinco ficaram feridas com as explosões.

Desde o fim de semana, as forças russas tentam fechar o cerco à cidade. É o sexto dia de guerra no país. Além de Kiev, outros locais também foram alvo de ataques, como Kharkiv, segunda maior cidade ucraniana, e Sumy, Mykolaiv, Uman, Khmelnytsky e Zhytomyr.

Nas redes sociais, o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse que a "história está se repetindo"o Memorial do Holocausto Babi Yar é o local onde nazistas mataram mais de 30 mil judeus em dois dias, em 1941.

"O exército russo, que lutou contra os fascistas em 1941, está bombardeando os civis de Kiev, Kharkiv, Odessa. Agora mesmo Babyn Yar foi bombardeada, atingida por três mísseis", afirmou Moshe Reuven Azman, rabino-chefe da Ucrânia,em vídeo publicado no Facebook.

"Aqueles que concordam silenciosamente com o que está acontecendo ou aqueles que permanecem indiferentes são cúmplices desse crime militar. É um crime contra a humanidade", acrescentou o rabino.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, informou que dois mísseis atingiram a torre de TV e todas as vítimas passavam pela calçada. O Ministério da Defesa russo justificou a ofensiva como uma forma de "suprimir ataques de informação contra a Rússia".

A capital registrou, somente nesta terça, 12 alertas de ataques aéreos — ontem o canal oficial da Prefeitura de Kiev no Telegram anunciou 13 alertas. A cidade está sob toque de recolher entre 20h e 7h locais (15h a 2h de Brasília).

Imagem divulgada pelo canal verificado do Telegram do governo ucraniano mostra a explosão que atingiu a torre de TV. "Os canais ficarão fora do ar temporariamente. Em breve, a energia de backup será ligada para restabelecer a transmissão", informou.

Prefeitura de Kiev informou que explosão atingiu torre de TV perto de estação de metrô  - CARLOS BARRIA/REUTERS - CARLOS BARRIA/REUTERS
Prefeitura de Kiev informou que explosão atingiu torre de TV perto de estação de metrô
Imagem: CARLOS BARRIA/REUTERS

Para o mundo: qual é o sentido de dizer "nunca mais" por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babi Yar? Pelo menos 5 mortos."
Volodimir Zelensky, presidente da Ucrânia, em post

Hoje, um ataque aéreo russo contra um prédio do governo deixou ao menos dez mortos e 20 feridos, de acordo com autoridades ucranianas. O prédio do governo atingido fica localizado na principal praça de Kharkiv, no centro da cidade.

De acordo com informações da agência Interfax, foguetes também atingiram parte de uma área residencial. No canal oficial do Telegram, o governador da região, Oleg Sinegubov, disse que "o ocupante russo continua usando armas pesadas contra a população civil".

Por volta das 23h30, o canal oficial da Ucrânia no Telegram informou mais dois ataques, um em Kiev e outro em Kharkiv. As tropas russas teriam atingido uma escola de tanques em Kharkiv, e destruído a munição existente. Além disso, mísseis foram lançados em áreas residenciais de Zhytomyr.

Vídeo divulgado pelo Serviço de Emergência da Ucrânia mostra os estragos feitos em Zhytomyr.

Rússia anuncia ataque contra alvos militares

Mais cedo, o Ministério da Defesa russo emitiu um comunicado dizendo que planeja realizar ataques contra prédios do Serviço de Segurança da Ucrânia e do 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas em Kiev. As informações foram publicadas pela agência de notícias russa, Tass.

"Pedimos para que os cidadãos ucranianos envolvidos em provocações contra a Rússia, bem como os residentes de Kiev, que vivem perto de estações de retransmissão, deixem suas casas", informou o ministério russo.

Minutos depois da publicação do comunicado, autoridades ucranianas relataram a explosão da torre de TV.

O governo de Vladimir Putin afirma que tem atingido apenas instalações militares, mas imagens divulgadas pela Ucrânia e moradores de diferentes cidades mostram que mísseis têm chegado a prédios civis.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), ao menos 102 civis foram mortos em toda Ucrânia e 304 ficaram feridos. Na segunda-feira (28), o governo ucraniano havia informado que mais de 2 mil civis ficaram feridos, incluindo crianças.

Em uma região próxima a Kiev, uma maternidade foi atingida hoje pelas forças lideradas por Putin. O hospital está situado no vilarejo de Buzova, na rodovia Zhytomyr, onde ocorrem fortes combates, segundo reportou o Kyiv Independent.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Um funcionário do alto escalão de defesa dos Estados Unidos disse à CNN Internacional que mais de 400 mísseis foram disparados pela Rússia hoje.

Ele também disse que, embora o exército russo não tenha alcançado a superioridade aérea, "há áreas em que eles têm mais controle do que outras".

Comboio se aproxima da capital

Desde domingo um comboio russo foi identificado nas proximidades da capital, mantendo pressão sobre Kiev.

Por causa deste comboio, sirenes têm sido acionadas constantemente para alertar a população, pedindo para que as pessoas se dirijam para abrigos de defesa.

Ontem (28), o jornal New York Times veiculou o movimento dos russos rumo a Kiev. "A linha é tão extensa que não foi totalmente capturada nas imagens de satélite. Em algumas áreas, os veículos aparecem em duas ou três fileiras", informou.

Para Zelensky, a capital é o principal objetivo das tropas russas. "Para o inimigo, Kiev é um alvo chave. Portanto, a capital está constantemente sob ameaça", disse em uma mensagem de vídeo na noite de segunda-feira.

Segundo ele, os russos querem deixar Kiev sem eletricidade, mas o presidente ucraniano afirma que os ataques serão neutralizados.

Auxílio à Ucrânia

Ao menos 17 países já anunciaram apoio às ações humanitárias e militares dos ucranianos. O Parlamento Europeu, em votação nesta tarde, recomendou que a Ucrânia ganhasse o status de membro da União Europeia. Ontem, o país fez um pedido formal para integrar o bloco.