Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky diz que ataque a torre de TV matou 5 e relembra massacre de judeus

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se pronunciou nas redes sociais sobre ataque em torre de TV - AFP/Presidência da Ucrânia
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se pronunciou nas redes sociais sobre ataque em torre de TV Imagem: AFP/Presidência da Ucrânia

Do UOL, em São Paulo

01/03/2022 14h32

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, usou as redes sociais hoje (1º) para informar que cinco pessoas morreram após o ataque em uma torre de TV, em Kiev, capital da Ucrânia.

Segundo o prefeito da cidade, Vitali Klitschko, dois mísseis atingiram a torre e todas as vítimas passavam pela calçada.

Explossão em torre de TV, em Kiev, capital ucraniana - CARLOS BARRIA/REUTERS - CARLOS BARRIA/REUTERS
Explossão em torre de TV, em Kiev, capital ucraniana
Imagem: CARLOS BARRIA/REUTERS

Em sua publicação, Zelensky também relembrou um massacre de judeus, que aconteceu em 1941. "Para o mundo: qual é o sentido de dizer "nunca mais" por 80 anos, se o mundo fica em silêncio quando uma bomba cai no mesmo local de Babi Yar?", escreveu o presidente ucraniano. "História se repetindo", concluiu.

A torre de TV fica no mesmo bairro do Memorial do Holocausto Babi Yar, onde nazistas mataram mais de 30 mil judeus em dois dias.

Os ataques russos em Kiev começaram a se intensificar no fim de semana. Para Zelensky, a capital é o principal objetivo das tropas russas.

"Para o inimigo, Kiev é um alvo chave. Portanto, a capital está constantemente sob ameaça", disse o presidente ucraniano em uma mensagem de vídeo na noite de segunda-feira.

Novos ataques

Mais cedo, o Ministério da Defesa russo emitiu um comunicado dizendo que planeja realizar ataques contra prédios do Serviço de Segurança da Ucrânia e do 72º Centro Principal de Informações e Operações Psicológicas em Kiev. As informações foram publicadas pela agência de notícias russa, Tass.

O governo russo justificou os novos ataques como uma forma de "suprimir ataques de informação contra a Rússia".