Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Biden: 'Putin está isolado, mais do que já esteve em qualquer momento'

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, de Balneário Camboriú (SC)

01/03/2022 22h25Atualizada em 02/03/2022 07h40

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está "isolado" após vários dias da invasão à Ucrânia. As declarações ocorreram no Discurso sobre o Estado da União, que é um relatório apresentado anualmente pelo mandatário na presença do Congresso dos EUA.

"Nós confrontamos as mentiras da Rússia com a verdade, e agora ele [Putin] agiu. O mundo livre está o responsabilizando, com 27 membros da União Europeia. Putin está isolado, mais do que já esteve em qualquer momento", declarou Biden, sendo aplaudido na sequência.

O presidente disse que vai intensificar as sanções, atingindo os oligarcas russos, e anunciou o fechamento do espaço aéreo dos EUA para aviões que saem da Rússia.

"O departamento de Justiça dos Estados Unidos criou uma força tarefa para ir atrás dos oligarcas russos. Estamos nos juntando aos aliados europeus para manter presos seus iates, jatos, artigos de luxo. E essa noite estou anunciando que vamos nos juntar a nossos aliados, fechando o espaço aéreo para todos os voos da Rússia. Ele (Putin) mal sabe o que está por vir", continuou o presidente.

"O rublo já perdeu 30% de seu valor. O mercado de ações russo perdeu 40% de seu valor e o pregão continua suspenso. A economia da Rússia está se acabando e Putin é o único culpado."

  • Veja as últimas informações sobre a guerra na Ucrânia no UOL News com Fabíola Cidral:

Aplausos para embaixadora da Ucrânia

Logo no início do discurso, o político disse que "a liberdade sempre triunfará sob a tirania" e que Putin "encontrou um muro que jamais imaginaria encontrar. Ele encontrou o povo ucraniano". Neste momento, a embaixadora da Ucrânia nos Estados Unidos, Oksana Markarova, se levantou e foi aplaudida de pé.

Biden citou os esforços da população ucraniana de conter, com o próprio corpo, o avanço das tropas russas.

Parte do discurso foi antecipada horas antes pela Casa Branca. "A guerra de Putin foi premeditada e não provocada. Ele rejeitou os esforços de diplomacia. Ele pensou que o ocidente e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) não responderiam. E ele pensou que poderia nos dividir aqui em casa. Putin estava errado. Estávamos prontos."

O presidente salientou que a situação na Ucrânia faz crescer as ameaças aos Estados Unidos.

"Ao longo de nossa história, aprendemos esta lição - quando os ditadores não pagam um preço por sua agressão, eles causam mais caos. Eles continuam se movendo. E os custos e ameaças para os Estados Unidos e o mundo continuam aumentando. É por isso que a Aliança da Otan foi criada, para garantir a paz e a estabilidade na Europa após a Segunda Guerra Mundial."

O presidente norte-americano lembrou que os EUA integram a Otan com outras 29 nações. E salientou que as forças dos Estados Unidos "não estão envolvidas e não se envolverão" no conflito da Ucrânia.

"Nossas forças não irão para a Europa para lutar com a Ucrânia, mas para impedir que a força da Rússia avance para outros países. Enviaremos forças aéreas, náuticas e terrestres para proteger a Estônia, a Letônia e Hungria. Vamos defender cada centímetro de espaço que seja da Otan."

"As próximas semanas e meses vão ser difíceis. Ele continuará pagando um preço alto pelo que está pagando."

Dia 7 da guerra começou com ataque a prédio da polícia em Kharkiv

O sétimo dia da guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou com um bombardeio, ainda durante a madrugada, ao prédio da polícia de Kharkiv. O ataque deixou a estrutura do edifício parcialmente destruída e a parte superior pegou fogo. Não houve registro de mortos, mas três pessoas ficaram feridas.

Mais tarde, as forças comandadas pelo presidente russo, Vladimir Putin, disseram que tomaram Kherson, cidade localizada no sul da Ucrânia e próxima à península da Crimeia.

"As divisões russas das Forças Armadas tomaram o controle total do centro regional de Kherson", afirmou o porta-voz do ministério da Defesa, Igor Konashenkov. Ontem, o exército russo já estava instalando em pontos de controle na entrada da cidade.

Em mensagem publicada em canal no Telegram, a Administração Regional de Kherson comentou sobre os "tiros e explosões" que foram registrados ao longo da madrugada, mas diz que a cidade foi cercada, não tomada. "Todos vocês sabem que a cidade está completamente cercada pelo inimigo."

Após as novas ofensivas, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a Rússia quer "apagar" a história de seu país. Em novo pronunciamento publicado em seus canais nas redes sociais, ele voltou a pedir que os países não fiquem neutros na guerra.

O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou a Rússia de atacar jardins de infância e orfanatos. "Putin está em guerra com as crianças", escreveu no Twitter.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL