Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

TV russa divulga foto do maior avião do mundo destruído após ataque russo

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

04/03/2022 08h23Atualizada em 04/03/2022 14h24

O canal de televisão russo Piervy Kanal divulgou uma foto dos destroços do maior avião do mundo, chamado de "Mriya" (sonho, em ucraniano). Ele foi destruído em 27 de fevereiro pela Rússia no aeroporto Antonov, em Hostomel, próximo de Kiev, capital do país.

Na semana passada, o governo da Ucrânia prometeu reconstruir o avião. Segundo a fabricante de armas estatal ucraniana, Ukroboronprom, a recuperação custará mais de US$ 3 bilhões e levará muito tempo. "A Ucrânia fará todos os esforços para que este trabalho seja pago pelo estado agressor".

Nas redes sociais, um repórter do site The Kyiv Independent comentou: "Receio que Antonov An-225 Mriya seja irreparável. O rei dos céus está morto".

Confira a foto do avião antes da destruição:

O avião foi produzido durante a década de 1980 por Antonov Design Bureau - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
O avião antes de ser destruído
Imagem: Lucas Lima/UOL

O avião foi produzido durante a década de 1980 por Antonov Design Bureau e era o único em todo o mundo. O Mriya poderia comportar mais de 1,5 mil pessoas.

A invasão da Rússia na Ucrânia completa hoje nove dias. Ontem, autoridades chegaram ao primeiro acordo desde o início do conflito: a criação de corredores humanitários para permitir a saída de civis de áreas de conflito.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

O governo da Ucrânia informou que, até o dia 2 de março, mais de 2 mil civis foram mortos. "Durante os sete dias da guerra, a Rússia destruiu centenas de infraestruturas de transporte, casas, hospitais e creches", informou o Serviço Estatal de Emergência da Ucrânia nas redes sociais.

No mesmo período, 2 milhões de ucranianos foram obrigados a deixar suas casas e fugir. Os dados foram apresentados ontem pela ONU, durante a abertura de uma reunião de emergência convocada pelo Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Especialistas indicam que nova estratégia de ataque da Rússia na Ucrânia é atingir a infraestrutura local, com foco na rede de telecomunicações e interrupção do abastecimento de água e energia.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do descrito no título e primeiro parágrafo do texto inicial e na home page do UOL, a foto do avião destruído não foi publicada pela Ucrânia, mas pelo canal de televisão russo Piervy Kanal. O texto foi corrigido.