Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky cobra Ocidente contra Rússia: 'De quantos mortos vocês precisam?'

Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede que países do Ocidente enviem aviões militares e ressalta "zona de exclusão aérea" da Otan - Divulgação/Presidência da Ucrânia/AFP
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pede que países do Ocidente enviem aviões militares e ressalta "zona de exclusão aérea" da Otan Imagem: Divulgação/Presidência da Ucrânia/AFP

Do UOL, em São Paulo*

07/03/2022 09h07Atualizada em 07/03/2022 09h16

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, voltou a cobrar os países do Ocidente por mais armamentos e uma "zona de exclusão aérea" para impedir bombardeios russos. É o 12º dia de invasão russa à Ucrânia.

Em pronunciamento na manhã de hoje, Zelensky diz que a Rússia está mirando prédios residenciais em cidades como Mykolaiv e Kharkiv. "Vocês precisam nos dar apoio, vocês precisam nos dar aviões para que possamos ficar mais fortes para lutar. Esta é a assistência que precisa ser dada".

Na Ucrânia, sempre quisemos a paz. De quantos mortos vocês precisam para colocar nossos céus em segurança?
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em discurso na manhã de hoje

"Se vocês não nos derem nem mesmo isso [aviões militares], então vocês também querem que nos matem lentamente", afirmou Zelensky no domingo.

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) já se recusou a estabelecer uma zona de exclusão aérea na Ucrânia, medida que poderia arrastar a aliança para uma guerra direta contra a Rússia, mas os Estados Unidos afirmam que há uma negociação para fornecer caças militares da Polônia para Kiev.

A Rússia diz que "praticamente todas as forças aéreas" ucranianas já foram destruídas. A informação foi confirmada por um alto funcionário da defesa dos Estados Unidos.

No pronunciamento de hoje, Zelensky também pediu novas sanções econômicas contra a Rússia, citando um embargo comercial internacional para aumentar a pressão.

"Se a invasão continuar e a Rússia não abandonar seus planos contra a Ucrânia, então um novo pacote de sanções é necessário. Em nome da paz", defendeu Zelensky.

Ele cita um boicote ao petróleo da Rússia. "O boicote importa para a Rússia —se eles não aderirem a regras civilizadas, então eles não devem receber bens e serviços da civilização— deixe a guerra alimentá-los".

*Com informações de ANSA e Reuters