Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: civis recebem treinamento militar em antigo cinema; veja o vídeo

Do UOL, em São Paulo

07/03/2022 14h08

Civis ucranianos que nunca haviam pegado em armas estão fazendo um curso intensivo de como lutar, em meio à invasão da Rússia ao país, que hoje completa doze dias. Um dos treinamentos é realizado em um antigo centro cultural russo que costumava exibir filmes de propaganda durante a era soviética, na cidade ocidental de Lviv.

Hoje, o prédio é conhecido como Warriors House, e suas paredes estão decoradas com retratos de soldados ucranianos que lutaram contra separatistas apoiados pela Rússia na região leste de Donbass em 2014, segundo reportagem da Sky News.

Antes de a Rússia lançar seu ataque à Ucrânia, Andriy Senkiv, 27, nunca havia segurado uma arma na vida. Hoje, ele é treinado para manusear fuzis de assalto no local, ao lado de outros civis de diferentes profissões — vendedores, funcionários de TI, um chef de cozinha e até um jogador de futebol —, conforme a reportagem.

Dennis Kohut diz que o principal objetivo para seus recrutas é ensiná-los a "não atirar em si mesmos ou em nossos soldados". Ele mostra, por exemplo, como se deitar e proteger a cabeça durante explosões.

Questionado se estava pronto para lutar e matar soldados russos, Senkiv disse: "Não estarei pronto, mas farei isso".

Bola de fogo no céu da Ucrânia

Um caça russo foi abatido no céu da Ucrânia, segundo o exército do país. O avião se transforma em uma bola de fogo quando cai no chão, conforme mostram as imagens que circulam nas redes sociais.

É possível ver e ouvir os ucranianos comemorando a queda da aeronave, com gritos e palmas.

Hoje, a Rússia anunciou a abertura de corredores humanitários para a retirada de civis de quatro cidades da Ucrânia —a capital Kiev, Mariupol, Kharkiv e Sumy. Mas civis só podem ficar na Ucrânia ou ir para Rússia e Belarus.

O governo da Ucrânia disse que a proposta da Rússia era "inaceitável" e, horas depois, o acordo foi interrompido. Kiev e o Kremlin trocaram acusações.

Na madrugada, as forças russas intensificaram os ataques contra cidades do centro, norte e sul da Ucrânia.

Em entrevista ao site Sky News, Oleksandr Senkevych, prefeito de Mykolaiv, no sul da Ucrânia, diz que pelo menos 40 bombas caíram na cidade na manhã de hoje. Quase todas atingiram edifícios civis, inclusive casas e um zoológico.

Desde o início do conflito, em 24 de fevereiro, a Rússia disparou um total de 600 mísseis contra a Ucrânia.