Explosão de mina terrestre deixa 3 mortos e crianças feridas, diz Ucrânia
Três adultos morreram e três crianças ficaram feridas na explosão de uma mina terrestre em uma estrada na região de Chernigov, ao norte da capital ucraniana, Kiev, anunciou Liudmyla Denisova, encarregada de Direitos Humanos do Parlamento ucraniano.
Os civis estavam em um carro, os adultos morreram instantaneamente e as crianças foram hospitalizadas, disse ela, ressaltando que o uso de minas terrestres é proibido pelo direito internacional.
"O uso deste tipo de arma contra a população civil é um crime contra a humanidade", disse.
Esta é a primeira vez desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, que um responsável ucraniano fala oficialmente de mortes causadas por este tipo de armamento.
As testemunhas contaram que as minas estavam "escondidas na calçada sob palha e escombros", afirmou Denisova.
A Anistia Internacional (AI) denunciou em 28 de fevereiro o uso na Ucrânia de bombas de fragmentação e pediu o início de uma investigação por "crimes de guerra".
Este tipo de munição contém dezenas de pequenas bombas que se dispersam por um amplo perímetro e algumas delas não explodem no momento do lançamento, podendo provocar mortes muito tempo depois do lançamento.
Ucrânia reporta ataques
Nesta terça (8), a Ucrânia ainda contabiliza os ataques sofridos nas últimas horas. O país afirma que áreas residenciais foram atingidas por bombardeios e que um depósito de petróleo foi incendiado.
Além disso, a Ucrânia denunciou violações da Rússia no acordo de cessar-fogo que foi acertado ontem. Os dois países concordaram na criação de corredores humanitários em cinco cidades, mas a Ucrânia diz que a Rússia causou um tiroteio em pelo menos um dos corredores.
* Com AFP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.