Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Guerra Rússia x Ucrânia hoje: o que se sabe até agora

Do UOL, em São Paulo

08/03/2022 11h45Atualizada em 08/03/2022 14h32

No 13º dia da invasão à Ucrânia, a Rússia prometeu um cessar-fogo parcial em cinco cidades ucranianas para a saída de civis de áreas de conflito. Moradores de Sumy, Irpin e Mariupol começaram a deixar suas casas, mas a Ucrânia denuncia violações nos corredores humanitários de Sumy e Mariupol.

É o quarto cessar-fogo firmado entre autoridades da Rússia e da Ucrânia, mas o primeiro que não foi interrompido antes do início da operação de retirada de civis.

Em Irpin, quase 3 mil pessoas conseguiram fugir na manhã de hoje. A cidade é caminho do Exército russo que tenta chegar na capital Kiev.

Em Sumy, o governo da Ucrânia informou que a evacuação "está acontecendo conforme o previsto" após o registro de um tiroteio na saída da cidade.

Mais cedo, o chefe da Administração Estatal Regional de Sumy, Dmytro Zhyvytskyi, relatou que tiros foram disparados no corredor humanitário, mas militares russos não miravam em ônibus de transporte de civis. "Não foi uma batalha. Agora a situação na estrada é calma".

Este caso confirmou que não há segurança absoluta na partida. Portanto, todos devem pesar o nível de perigo: o perigo de sair ou o perigo de permanecer na zona de guerra.
Chefe da Administração Estatal Regional de Sumy, Dmytro Zhyvytskyi, nas redes sociais

O Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia afirmou que o corredor humanitário em Mariupol também foi alvo de bombardeios.

A Ucrânia diz que ainda negocia a abertura de corredores humanitários em Kiev e Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia.

Confira o que se sabe até agora sobre a situação envolvendo Rússia e Ucrânia: