Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


12 vídeos impressionantes que já marcaram a guerra Rússia x Ucrânia

As imagens da guerra: idosos são transportados em macas de Irpin, na Ucrânia - REUTERS/Gleb Garanich
As imagens da guerra: idosos são transportados em macas de Irpin, na Ucrânia Imagem: REUTERS/Gleb Garanich

Franceli Stefani

Colaboração para o UOL

16/03/2022 13h54

A guerra entre Rússia e Ucrânia chega hoje (16) ao 21º dia, com a esperança de que haja um acordo entre os países. O jornal britânico Financial Times informou que houve progressos significativos para um plano de paz no conflito. Três pessoas envolvidas na série de negociações teriam sido ouvidas pelo veículo de imprensa.

Enquanto isso, cenas de guerra rodam o mundo. A mais recente envolve a morte de 10 civis ucranianos que estavam na fila para comprar pão na cidade de Chernihiv. A informação é do site de notícias ucraniano Suspilne Media.

Veja imagens que marcaram a guerra entre Rússia e Ucrânia:

Ataque à fila do pão deixa 10 ucranianos mortos

Civis são alvos de ataques de soldados russos. Dez ucranianos que aguardavam para comprar pão na cidade de Chernihiv foram mortos em bombardeio. Os corpos ficaram espalhados pela rua, enquanto uma ambulância aparecia para verificar se havia sobreviventes.

Tropa ucraniana ataca civil

A ministra das Relações Exteriores da Ucrânia, Emize Dzheppar, compartilhou o momento em que uma idosa é atingida em Mariupol, no sudoeste do país. A filmagem mostra quando um suposto tanque de guerra russo atira na pessoa. Não há informações oficiais sobre quem é a vítima.

Tanque russo é destroçado

A filmagem que circula na web foi feita na segunda-feira (14), conforme informado pelo perfil do Twitter das Forças Armadas da Ucrânia. O tanque da Rússia, identificado como a letra "Z" na blindagem, instantaneamente é destroçado pelos soldados ucranianos e fica em chamas.

Sem armas, idosos enfrentam russos

Câmeras de segurança capturaram o momento em que um casal de ucranianos, desarmado, "enfrenta" soldados russos após os militares entrarem na residência deles. O flagra foi feito no dia 2 de março, uma semana após a invasão dos russos no país.

União para salvar a Ucrânia

Para atender um pedido do Ministério da Defesa ucraniano de "neutralizar o inimigo", cidadãos começaram a fabricar coquetéis Molotov. O fato ocorreu no fim de fevereiro, antes da chegada dos russos em suas cidades. A situação se replicou em diversos locais da Ucrânia, como mostram os vídeos. Muitos optaram por não deixar o país e enfrentar as tropas inimigas.

Capacete de soldado russo é exibido como troféu

Um avião russo foi derrubado nas proximidades de Chernihiv. Logo depois, o piloto que conseguiu se ejetar da aeronave foi capturado pelos soldados ucranianos. As imagens são do canal de TV Nexta, da Ucrânia, que divulgou o conteúdo há cerca de duas semanas. O capacete foi exibido como um troféu. O copiloto morreu no ataque.

Primeiros dias: destruição e fuga da Ucrânia

Os primeiros dias da guerra na Ucrânia resultaram em desespero dos ucranianos que tentavam deixar o país, somado à incerteza do tempo em que o conflito perduraria. As principais imagens que marcaram o momento mostram destruição, tentativa de fuga dos ucranianos e ação dos soldados russos.

Rússia chega na Ucrânia

As redes sociais mostram imagens fortes: início dos ataques russos na Ucrânia, pessoas feridas e chegada dos tanques ao país percorreram o mundo. A violência e os rastros de destruição deixaram o globo em alerta para o risco dos conflitos tomarem proporções ainda maiores.

Drone é usado em ataque

Imagens que mostram um ataque de drone aos veículos militares foram divulgadas no último dia 27. Na transmissão é possível ouvir pessoas que comemoram o feito. De acordo com a TV local Nexta, o equipamento turco Bayraktar atingiu russos perto de Zhytomyr.

Explosões são flagradas ao lado de civis

Cerca de 25 quilômetros distantes de Kiev, capital da Ucrânia, as tropas russas atacaram o único ponto usado para a evacuação de civis. O fato ocorreu na manhã do domingo, dia 6 de março, enquanto um grupo tentava sair do distrito de Irpin, no oeste do país. O intenso bombardeio pode ser ouvido no vídeo.

Tanque russo atropela carro de ucraniano

Feito de dentro de um apartamento, o vídeo mostra o momento em que um tanque de guerra da Rússia atropela e esmaga um carro de civil. O flagra ocorreu no final de fevereiro, quando os moradores da Ucrânia começaram a se deparar com tanques de guerra nas ruas, ao mesmo tempo em que exércitos de civis tentavam combater o avanço dos adversários.

Flagra: tanques de guerra cruzam a fronteira

Enquanto os moradores da Ucrânia fugiam da capital Kiev ou buscavam abrigos subterrâneos, na tentativa de se proteger dos ataques, mísseis eram disparados e tanques cruzavam a fronteira.