Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Paramédica e voluntária teria sido capturada por militares russos

Paramédica e voluntária Yuliya Payevska teria sido capturada por militares russsos - Reprodução/Twitter/IKlympush
Paramédica e voluntária Yuliya Payevska teria sido capturada por militares russsos Imagem: Reprodução/Twitter/IKlympush

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 19h35

A paramédica e voluntária Yuliya Payevska teria sido capturada por militares russos em Mariupol, nesta quarta-feira (16), segundo informações obtidas pelo Canal 24, da Ucrânia. O motorista dela, conhecido como Serhiy, também foi sequestrado.

Segundo a emissora, a última vez que Payevska —conhecida como "Tyra"— entrou em contato foi às 16 h (horário local), quando fora chamada para socorrer um civil ferido e teria sido presa.

A presidente da Comissão Parlamentar para a Integração da Ucrânia na União Europeia, Ivanna Klympush, também confirmou a informação, nas redes sociais.

Uma mulher lendária que esteve na vanguarda todos esses anos, salvando vidas. Devemos fazer todos os esforços para libertá-la! Ivanna Klympush

Yuliya Payevska nasceu em uma família de militares em Kiev, se tornou artista e designer, mas depois se ofereceu para servir no exército, como voluntária, salvando soldados e civis feridos. A filha e o marido apoiaram a sua decisão de servir na zona de guerra.

Em 2016, em entrevista ao jornal independente Euromaidan Press, Payevska disse acreditar que o exército ucraniano devia "parar o inimigo e libertar os territórios ocupados, caso contrário a Ucrânia será colonizada para sempre e as crianças ucranianas nunca serão livres para viver em seu próprio país".

Na ocasião, ela ainda afirmou "que esta pode ser a última chance da Ucrânia de conquistar a verdadeira independência".