Sakamoto: Projeto de submarino nuclear vai além da compreensão de Bolsonaro
Em participação ao UOL News da noite desta quarta-feira (14), o colunista Leonardo Sakamoto repercutiu a notícia sobre a recusa dos Estados Unidos em ajudar o Brasil no projeto de submarino nuclear. Isso teria feito com que o presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitasse ajuda ao presidente russo, Vladimir Putin.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo, isso foi acertado na viagem do mandatário a Moscou, mas ainda não se concretizou devido ao conflito armado na Ucrânia. Ainda de acordo com o veículo, os americanos enrolavam os brasileiros e pediam "novas informações".
Ao UOL News, Sakamoto então explicou que, desde o final da década de 70, o Brasil luta para desenvolver um submarino movido a um combustível nuclear.
"Lá atrás, isso era uma disputa de poder de equilíbrio de forças na região do Cone Sul com a Argentina. Mas depois a demanda ficou sendo para poder patrulhar a costa brasileira, o que chamamos de Amazônia Azul. Isso é uma demanda justa do governo brasileiro. O Brasil sempre teve muita dificuldade de elaborar esse reator", disse.
"O próprio presidente não ia fazer isso por contra própria ate porque está além da sua compreensão. Isso foi provavelmente levado por demanda da Marinha para pedir apoio para outro polo que detém essa tecnologia, que é a Rússia", acrescentou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.