Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Ucrânia: Ataque russo mata civis que tentavam deixar Mariupol, diz Exército

Colaboração para o UOL, em São Paulo*

16/03/2022 13h43Atualizada em 16/03/2022 15h09

Ataques russos lançados hoje contra civis que fugiam de Mariupol, uma cidade sitiada no sudeste da Ucrânia, deixaram "mortos" e feridos, incluindo uma criança gravemente ferida, anunciou o Exército ucraniano.

Um comboio de civis que saiu de Mariupol para Zaporizhzhia foi alvo de vários foguetes Grad por volta das 15h30 (10h30 de Brasília), informou o Exército no Telegram, postando uma foto de uma criança ferida e ensanguentada. "De acordo com uma avaliação inicial, há mortos", acrescentou.

O corredor humanitário usado por comboios de veículos liga Mariupol a Zaporizhzhia mais ao norte, via Berdiansk, cerca de 270 km por estrada.

Após uma série de fracassos, por falta de um cessar-fogo russo-ucraniano, as evacuações se aceleraram em Mariupol, enquanto neste porto estratégico os habitantes carecem de água e comida. Um bombardeio russo na semana passada a uma maternidade nesta cidade provocou clamor internacional.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Ataques em mais cidades

O 21º dia de conflitos também contou com ataques na cidade de Zaporizhzhia, cidade até então pouco afetada militarmente e que conta com a usina nuclear já tomada pelos russos. A cidade recebia mais de 3 mil carros com refugiados de Mariupol. Uma estação de trem foi o local mais afetado e há registro de ao menos uma pessoa ferida.

Na capital da Ucrânia, Kiev, um prédio residencial foi atingido por bombardeios. Ao menos duas pessoas ficaram feridas. Já na segunda maior cidade do país, Kharki, houve destruição de dois prédios residenciais. Duas mortes foram confirmadas até agora.

No norte do país, na cidade de Chernihiv, 10 civis foram mortos por soldados russos enquanto compravam pão. As informações são do site de notícias ucraniano, Suspilne Media.

*Com AFP