Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Soldados russos atiram na própria perna para evitar combater, diz site

Soldado russo é fotografado em cima de veículo militar em Mykolaivka, na região separatista de Donetsk - Alexander Ermochenko/Reuters
Soldado russo é fotografado em cima de veículo militar em Mykolaivka, na região separatista de Donetsk Imagem: Alexander Ermochenko/Reuters

Do UOL, em São Paulo

18/03/2022 11h20Atualizada em 19/03/2022 09h49

Soldados das tropas russas estão supostamente atirando contra as próprias pernas para evitar o combate na Ucrânia, segundo o Nexta, veículo de comunicação belarusso. A informação foi divulgada após o SBU (Serviço de Segurança da Ucrânia) interceptar uma possível conversa por telefone entre uma mãe e um soldado.

De acordo com o áudio, os soldados estariam utilizando munição ucraniana para parecer que foram atingidos pelos rivais. No começo de março, chamou a atenção casos de soldados russos chorando ao serem rendidos na Ucrânia.

"Outra conversa interceptada do SBU [Serviço de Segurança da Ucrânia] mostra o quão desmoralizado e quebrado está o exército invasor: ocupantes russos procuram 'munição ucraniana' para atirar nas próprias pernas e ir para o hospital", diz tuíte publicado pelo site de Belarus, país que tem se mostrado mais posicionado com a Rússia no conflito.

Na conversa, conforme traduziu o SBU em vídeo no YouTube, a mãe afirma que está "completamente sozinha" e que deseja ir até um escritório militar para reivindicar a volta do filho, que seria o soldado.

"Eles não vão me mandar de volta. Aqui, as pessoas que se recusam a servir recebem oito anos de prisão", diz ele.

O soldado ainda afirma que 120 pessoas foram enviadas de volta ao hospital com ferimentos. "Nós temos 120 feridos e 350 mortos", diz o homem.

"Nossa brigada não está mais pronta para o combate. Se você é atacado agora, nós seremos destruídos, é isso. Nós não temos tanques mais, não sobrou mais nada. Ucranianos explodiram tudo com morteiros. Você sabe o que nós realmente queremos fazer? Eu vou te falar isso em confidência: nós queremos atirar um ao outro nas pernas com as balas 7.62 mm da Ucrânia e retornar ao hospital em Budenovsk [no sul da Rússia], assim como os meninos fizeram. Nós queríamos apenas atirar contra as nossas próprias pernas assim eles poderiam colocar bandagem na gente e enviar para o hospital. Espero que Deus permita-me viver para fazer isso", relata.

Os desertores da guerra enfrentam punições severas na Rússia. Desta forma, utilizar munições do inimigo é uma forma para que as feridas provocadas no campo de batalha não pareçam autoinfligidas, segundo o New York Post.

Ainda, de acordo com a publicação, um vídeo teria mostrado soldados russos capturados soluçando enquanto se desculpavam por matar civis ucranianos. Nas imagens, eles teriam admitido que a invasão ordenada pelo presidente Vladimir Putin foi um "erro terrível".

As imagens levantaram questões se a Ucrânia está violando as Convenções de Genebra, uma série de tratados relativas ao Direito Humanitário Internacional que fornecem proteção aos prisioneiros de guerra.