Ucrânia confirma abertura de corredor humanitário em cidades bombardeadas
A Ucrânia anunciou hoje a abertura de nove corredores humanitários para a retirada de civis de áreas de risco. As rotas incluem a região de Kiev, Mariupol e Luhansk, que sofrem com fortes bombardeios.
A informação foi divulgada pela vice primeira-ministra ucraniana, Iryna Vereshchuk. Na segunda-feira (21), ela descartou a proposta da Rússia de rendição das forças armadas em Mariupol e pediu a abertura de um corredor humanitário para a retirada de civis —a cidade está sitiada pela Rússia desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro, e sofre com o desabastecimento de alimentos, água, medicamentos e energia elétrica.
Ontem, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que quase 100 mil pessoas ainda enfrentam condições "desumanas" em Mariupol. Estimativas do governo indicam que 7 mil moradores conseguiram fugir da cidade nas últimas 24 horas, mas um grupo que seguia pelo corredor humanitário foi "capturado pelos ocupantes".
Não restou nada [em Maripuol], apenas ruínas.
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia
A região de Luhansk também enfrenta uma nova ofensiva da Rússia, que tenta capturar áreas ao leste que ainda não estão sob controle de separatistas. Na noite de ontem, um ataque a um bloco de apartamentos na cidade de Rubizhne deixou três mortos, sendo duas crianças.
"A tragédia ocorreu à noite, quando o exército russo intensificou os bombardeios. Uma bomba explodiu no quinto andar", informou Serhiy Haidai, chefe da autoridade militar em Luhansk.
Veja onde foram abertos corredores humanitários na manhã de hoje:
Região de Donetsk:
- Mariupol - Zaporizhia
Região de Zaporizhzhia:
- Pologi - Zaporizhia
- Hulyaypole - Zaporizhia
Região de Kiev:
- Velyka Dymerka - Brovary
- Bogdanivka - Brovary
- Lâmpada - Brovary
- Borodyanka - Bila Tserkva
Região de Luhansk:
- Rubizhne - Bakhmut
- Nyzhne - Bakhmut
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.