Galo de cerâmica, caminhada: como foi a visita surpresa de Johnson a Kiev
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, caminharam por ruas vazias da capital ucraniana, Kiev, ontem. Em alguns momentos, eles esbarraram em cidadãos surpresos, que agradeciam a Johnson pelo apoio do Reino Unido à Ucrânia, alvo de uma guerra promovida pela Rússia desde 24 de fevereiro.
No sábado (9), o premiê fez uma visita surpresa a Zelensky. Durante a caminhada por Kiev, eles não usavam proteções visíveis. Cercados por soldados fortemente armados, eles seguiram para a rua Khrechtchatyk, a principal da capital ucraniana, onde cumprimentaram vários curiosos, relatou a agência AFP.
Um transeunte, visivelmente emocionado ao ver o primeiro-ministro britânico, disse: "Eu amo tanto o Reino Unido. Nos salvaram (...) Meus filhos e netos vão se lembrar! Precisamos de vocês. O mundo inteiro sabe disso", disse. "Queremos continuar apoiando o povo ucraniano enquanto for necessário", respondeu Johnson, vestido com terno escuro e gravata azul, ao lado de Zelensky, com traje militar.
Durante o passeio, uma mulher se aproximou dos dois líderes e os presenteou com dois jarros de cerâmica em forma de galo. Este é um símbolo da resistência ucraniana depois que um galo de cerâmica resistiu a um bombardeio que atingiu uma residência em Borodianka, cidade perto de Kiev.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.