Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Mísseis e 12.500 t: como era o Moskva, navio mais importante da Rússia

Foto de arquivo mostra oficiais da marinha russa no convés do cruzador de mísseis guiados Moskva no porto de Sebastopol, na Crimeia - AFP
Foto de arquivo mostra oficiais da marinha russa no convés do cruzador de mísseis guiados Moskva no porto de Sebastopol, na Crimeia Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

14/04/2022 12h34Atualizada em 15/04/2022 14h39

O navio mais importante da frota russa, o cruzador de mísseis Moskva, afundou após um incêndio causado pela explosão de munição a bordo, confirmou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

Ele estava no mar Negro e era estratégico para a conquista de portos ucranianos, como o de Mariupol, no mar de Azov.

"Mísseis Neptune que protegem o mar Negro causaram danos significativos a este navio russo", segundo o governador da cidade ucraniana de Odessa, Maxim Marchenko, mas sem apresentar provas.

Foto de arquivo mostra o cruzador de mísseis guiados Moskva no porto de Sebastopol, na Crimeia - AFP - AFP
Imagem: AFP
Moskva no porto de Sebastopol, na Crimeia - AFP - AFP
Imagem: AFP

Já o conselheiro presidencial ucraniano Oleksiy Arestovych afirmou apenas que "uma surpresa aconteceu" com o Moskva. "Ele queima fortemente. Agora mesmo. E com este mar tempestuoso, não se sabe se eles poderão receber ajuda", declarou em uma transmissão no YouTube.

De acordo com a Rússia, a tripulação, de cerca de 500 pessoas, foi toda retirada.

Moskva - 7.abr.2022 - Maxar Technologies/Reuters - 7.abr.2022 - Maxar Technologies/Reuters
Imagem de satélite mostra o navio Moskva (o maior) em Sebastopol, na Crimeia
Imagem: 7.abr.2022 - Maxar Technologies/Reuters

A embarcação, considerada um símbolo do poderio militar da Rússia, já havia sido usada na guerra da Síria, em 2015, como proteção naval para a base aérea de Hmeimim das forças russas, e em diversos outras operações militares.

O primeiro conflito em que participou foi o da Geórgia em agosto de 2008.

O lança-mísseis russo pesa 12.500 toneladas e tem 186 m. Segundo agências de notícias russas, estava armado com 16 mísseis de cruzeiro antinavio, conhecidos como P-1000 Vulkan, que têm um alcance de pelo menos 700 km.

Moskva - AFP - AFP
Imagem: AFP

Além disso, tinha uma série de armas antissubmarino, lança-foguetes, canhões e torpedos.

O Moskva iniciou suas operações na era soviética em 1983, em Mykolaiv (Ucrânia), e entrou em serviço no início dos anos 1980, com o nome Slava (Glória). Foi rebatizado para Moskva (Moscou) em 1995.

Segundo a agência de notícias russa Ria Novosti, foi reformado duas vezes e modernizado, a última vez entre 2018 e 2020.

Ele ganhou notoriedade no início da guerra quando participou de um ataque à Ilha das Serpentes, na fronteira romena, no qual 19 marinheiros ucranianos foram capturados e trocados por prisioneiros russos.

(Com agências internacionais)

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no título, o navio pesa 12.500 toneladas.