Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Gato ucraniano é indicado ao "oscar dos influenciadores" em Cannes

Stefan concorrerá ao Oscar dos influenciadores - Reprodução
Stefan concorrerá ao Oscar dos influenciadores Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/04/2022 15h16

Com mais de um milhão de seguidores em redes sociais, o felino ucraniano Stepan vai concorrer, em Cannes, ao WIBA (World Influencers and Bloggers Awards), considerado o Oscar dos influenciadores de todo o mundo.

Stepan, que ganhou fama ao aparecer em vídeos em frente a taças de bebidas, coleciona mais de 1 milhão de seguidores no Instagram e TikTok. Anna, sua tutora, é quem compartilha as imagens nas redes sociais.

A família, formada por Anna, seus dois filhos e o gato, morava na cidade de Kharkiv, uma das mais atingidas pela guerra. Após a invasão russa, eles deixaram o país e agora se refugiam na França.

A indicação ao prêmio foi divulgada nas redes sociais do gato junto com uma campanha de arrecadação para auxiliar cinco entidades protetoras dos animais na Ucrânia:

"Meus queridos amigos europeus e americanos, se você deseja participar do evento, pode comprar os ingressos www.forum.wiba.global. Todos os fundos serão transferidos para a caridade. É muito honroso que seja uma arrecadação de fundos para a Ucrânia", diz a postagem. A cerimônia de premiação será entre 18 e 19 de maio no sul da França.

Uma semana no porão

Segundo o perfil do felino, todos dormiam em casa quando, no dia 24 de fevereiro, às 5 horas da manhã, "ouvimos uma explosão e não entendemos o que era".

"Meia hora depois, houve mais explosões, as janelas tremeram. Dei um pulo e entendi que algo terrível estava acontecendo! Percebemos que a guerra havia chegado à nossa casa", diz o relato.

A tutora contou ainda que chegou a ficar uma semana no porão da casa, sem eletricidade, antes de tentar deixar o país.

Eles embarcaram em um trem para Lviv, de onde partiram para a Polônia. Eles precisaram de nove horas para chegar ao país vizinho.