Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia bombardeia Kiev pela 1ª vez desde abril

Do UOL, em São Paulo*

05/06/2022 04h10Atualizada em 05/06/2022 16h34

A Rússia atacou a capital da Ucrânia, Kiev, com mísseis neste domingo pela primeira vez desde abril, enquanto autoridades ucranianas disseram que retomaram metade da cidade de Sievierodonetsk no principal campo de batalha no leste.

Foi possível ver a fumaça escura a muitos quilômetros de distância após o ataque a dois distritos periféricos de Kiev. A Ucrânia disse que a explosão atingiu obras de reparo de vagões; Moscou disse que destruiu tanques enviados por países do Leste Europeu para a Ucrânia.

Pelo menos uma pessoa foi hospitalizada, embora não haja relatos imediatos de mortes. O ataque foi um lembrete da guerra numa região onde a vida voltou praticamente ao normal desde que as forças russas foram expulsas de seus arredores em março.

"Os ataques de mísseis de hoje têm apenas um objetivo —matar o máximo possível", tuitou o assessor presidencial ucraniano Mikhailo Podolyak.

A Ucrânia disse que a Rússia fez o ataque com mísseis de longo alcance, disparados de bombardeiros pesados localizados em regiões tão distantes quanto o Mar Cáspio —uma arma muito mais valiosa do que os tanques que a Rússia afirmou ter atingido.

A operadora de energia nuclear da Ucrânia disse que um míssil de cruzeiro russo passou "criticamente baixo" pela segunda maior usina nuclear do país.

O ataque deste domingo foi o primeiro em Kiev desde o fim de abril. Nas últimas semanas, a Rússia concentrou seus ataques principalmente nas linhas de frente no leste e no sul, embora tenha atacado outros lugares para degradar a infraestrutura militar da Ucrânia e bloquear remessas de armas ocidentais.

*Com informações de Reuters