Topo

Esse conteúdo é antigo

Canto do galo 'Cláudio' vira polêmica e faz mulher ser multada em R$ 1.200

População local se solidarizou com Naomi Sotillo e o galo Cláudio e preparam manifestação em frente à prefeitura de Jesús María - Reprodução/América Televisión
População local se solidarizou com Naomi Sotillo e o galo Cláudio e preparam manifestação em frente à prefeitura de Jesús María Imagem: Reprodução/América Televisión

Do UOL, em São Paulo

08/06/2022 04h00Atualizada em 08/06/2022 06h47

Uma moradora de Jesús María, no Peru, vem travando uma disputa com a prefeitura: ela afirma ter sido multada por criar um galo como animal de estimação — e incomodar os vizinhos com o barulho. Naomi Sotillo é dona do galo Cláudio desde que o resgatou de um lixão há pouco mais de um ano, segundo o jornal peruano La República.

Naomi continua lutando para manter o animal, já que a prefeitura da cidade decidiu multá-la em 920 soles (aproximadamente R$ 1.200 na cotação atual), pois o canto do galo incomoda algumas pessoas. O representante do município afirmou que não foi imposta nenhuma multa à estudante, mas ela apresentou o documento que confirma ser necessário o pagamento.

O caso movimentou a pequena cidade de 75 mil habitantes e indignou parte da população, já que, segundo eles, a prefeitura deve focar em outros aspectos mais relevantes que afetem a vida das pessoas que vivem ali. Além disso, o galo já provou ser domesticado e bem cuidado.

Naomi contou que a prefeitura nunca falou com ela sobre o assunto e que eles apenas a mandaram pagar a multa pendente, com direito a um desconto se o pagamento for efetuado logo.

José Zevallos, proprietário de uma clínica veterinária, apoia que sejam feitas manifestações em frente à prefeitura. "Através de várias associações de proteção aos animais e vários veterinários, estamos convocando uma manifestação nos próximos dias diante desses comportamentos abusivos contra pequenos animais e vizinhos. Há coisas muito mais importantes do que impor uma sanção a um jovem estudante".

Além da convocação a uma manifestação, o animal receberá tratamento médico gratuito durante seis meses na clínica de Zevallos.