Governo britânico cobra localização de jornalista desaparecido no Amazonas
A encarregada de negócios do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins, afirmou hoje que a embaixada solicitou ao governo brasileiro para que "se faça todo o possível" a fim de localizar o jornalista do Guardian Dom Phillips e o servidor da Funai (Fundação Nacional do Índio) Bruno Araújo Pereira, desaparecidos desde domingo (5).
Eles se deslocavam de barco pelo rio Itaquaí após visita à Terra Indígena do Vale do Javari (Amazonas), território que tem sido invadido por caçadores, pescadores e madeireiros.
A confirmação do desaparecimento foi feita em um comunicado emitido pela Univaja (União das Organizações Indígenas do Vale do Javari) e pelo Opi (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados e de Recente Contato) na segunda-feira (6).
A Polícia Federal, a Funai, o Ministério Público Federal, as Forças Armadas e o governo do Amazonas estão envolvidos nas buscas.
Leia a íntegra da nota do governo britânico
Estamos profundamente preocupados que o jornalista britânico Dominic Phillips e o indigenista Bruno Pereira ainda não tenham sido encontrados. Estamos cientes de que este continua sendo um momento angustiante para suas famílias e amigos.
O Governo Britânico está provendo apoio consular à família do Sr. Phillips e em contato próximo com autoridades do mais alto nível no Brasil para se manter atualizado em relação aos esforços de busca e resgate.
Entendemos que a localização remota da região impõe desafios logísticos consideráveis e já solicitamos ao Governo Brasileiro que faça todo o possível para apoiar a investigação do caso. Agradecemos a assistência prestada até o momento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.