Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: 'Papai Noel' está entre favoritos para eleição primária no Alasca

Papai Noel do Alasca quer ser candidato à Câmara dos Representantes - Reprodução/Twitter
Papai Noel do Alasca quer ser candidato à Câmara dos Representantes Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

11/06/2022 14h11

Um americano que trocou o registro oficial de seu nome para Santa Claus (Papai Noel, em inglês) é um dos favoritos para vencer as eleições primárias no estado do Alasca, nos Estados Unidos, para a única vaga que o estado tem direito na Câmara dos Representantes, em Washington.

Tendo como uma de suas principais pautas a defesa do direito das crianças, o "Papai Noel" se apresenta em seu site como um candidato independente, progressista e social-democrata, comparando a si mesmo com o senador Bernie Sanders. Ele tem como principal adversária a ex-governadora do Alasca Sarah Palin.

Na disputa para conquistar a cadeira do estado na Câmara dos Representantes estão 48 candidatos, incluindo 16 republicanos e seis democratas. Nessa primeira, apenas quatro vão seguir em frente para o pleito final, que está marcado para 16 de agosto. Uma pesquisa feita em maio mostrava "Papai Noel" em quarto lugar.

A votação para essas primárias começou em 27 de abril e os eleitores têm até hoje para votar. Os votos são enviados pelo correio. "Por favor, votem em mim, em nós, em nossos filhos, estado e país", escreveu "Papai Noel" em uma publicação no Twitter, onde tem 13,9 mil seguidores.

Morador do Polo Norte, assim como o personagem natalino que dá nome a ele, "Papai Noel" mudou seu nome em 2005 como uma estratégia para chamar atenção para sua luta pelo direito das crianças. Antes, o nome dele era Thomas O'Connor.

Hoje, Papai Noel é um monge que fez voto de pobreza e atualmente é vereador no Polo Norte. Com uma campanha feita apenas por redes sociais, ele afirma que não aceita doações para a campanha e se recusa a participar de eventos para pedir votos.