Topo

Esse conteúdo é antigo

Milhares se manifestam contra a violência armada em Washington, nos EUA

Manifestantes em protesto em Washington carregam cartazes com dizeres contra as armas - REUTERS/Joshua Roberts
Manifestantes em protesto em Washington carregam cartazes com dizeres contra as armas Imagem: REUTERS/Joshua Roberts

Joseph Ax e Ted Hesson

Reuters, Washington

11/06/2022 12h07

Dezenas de milhares de manifestantes devem protestar em Washington e em outras cidadades dos Estados Unidos neste sábado, pedindo a parlamentares que aprovem legislação para conter a violência armada após o massacre do mês passado em uma escola primária do Texas.

O March for Our Lives (MFOL), grupo fundado por estudantes sobreviventes do massacre de 2018 em uma escola secundária de Parkland, Flórida, disse que planejou mais de 450 manifestações para sábado, inclusive em Nova York, Los Angeles e Chicago.

A marcha da organização em 2018 em Washington, semanas depois de 17 pessoas serem mortas na Marjory Stoneman Douglas High School, em Parkland, levou centenas de milhares de pessoas à capital do país para pressionar o Congresso a tomar medidas legislativas, embora a oposição republicana tenha impedido quaisquer novos limites para armas no Senado dos EUA.

Pessoas participam da Marcha por Nossas Vidas, manifestação contra a violência armada, em Washington - REUTERS/Jonathan Ernst - REUTERS/Jonathan Ernst
Pessoas participam da Marcha por Nossas Vidas, manifestação contra a violência armada, em Washington
Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst

O presidente norte-americano, Joe Biden, um democrata que no início deste mês pediu ao Congresso que proíba armas de assalto, aumente a verificação de antecedentes e implemente outras medidas de controle de armas, disse que apoia os protestos deste sábado.

"Hoje, jovens de todo o país marcham mais uma vez com @AMarch4OurLives para pedir ao Congresso que aprove uma legislação de segurança de armas de bom senso apoiada pela maioria dos americanos e proprietários de armas", disse Biden em um post no Twitter.

"Eu me junto a eles repetindo meu apelo ao Congresso: faça alguma coisa."

Mulher carrega cartaz que diz: "Proteja crianças, não armas" - REUTERS/Ken Cedeno - REUTERS/Ken Cedeno
Mulher carrega cartaz que diz: "Proteja crianças, não armas"
Imagem: REUTERS/Ken Cedeno

O evento deste ano em Washington tem uma mensagem simples para os líderes políticos, segundo organizadores: "Sua inação está matando americanos".

"Não permitiremos mais que você fique sentado enquanto as pessoas continuam a morrer", disse Trevon Bosley, membro do conselho da MFOL, em comunicado por e-mail.