Topo

Vitória russa em Severodonetsk marca avanço na tomada de leste separatista

Casa queima após um bombardeio em Severodonetsk, região de Donbass - Fadel Senna AFP
Casa queima após um bombardeio em Severodonetsk, região de Donbass Imagem: Fadel Senna AFP

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

14/06/2022 10h48

O exército ucraniano admitiu nesta segunda-feira (13) que os russos expulsaram os seus soldados do centro de Severodonetsk, cidade estratégica do leste da Ucrânia e cenário de combates há várias semanas. Isso significa uma vitória importante para a Rússia, que passou a concentrar a ofensiva na região separatista depois da tentativa frustrada de tomar a capital Kiev.

Capturar a região dá ao presidente russo Vladimir Putin um motivo para justificar a invasão da Ucrânia. Severodonetsk fica em uma localização estratégica, na região de Luhansk, e agora o caminho está feito para que os russos cheguem a Kramatorsk, outra cidade estratégica a 100 km dali, capital administrativa do Donbass —hoje sob controle de Kiev.

Vale lembrar que a Rússia já conquistou a cidade portuária de Mariupol, a principal porta de entrada no mar Negro para acessar a região do leste ucraniano.

O exército russo entrou na cidade de Severodonetsk no final de maio, quando ali havia uma população de cerca de 100 mil habitantes, na maioria russos. Desde 2014, a cidade abriga combates esporádicos com separatistas apoiados pela Rússia tentando tomar o controle do território.

Severodonetsk e a cidade-irmã Lysychansk eram duas das últimas cidades em Luhansk que abrigam soldados ucranianos —Lysychansk fica na outra margem do rio Donets. Ambas têm sofrido constantes bombardeios russos.

Segundo Serhiy Haiday, governador da região de Luhansk, a "infraestrutura crítica da cidade foi destruída em quase 100%", enquanto 90% das casas foram danificadas, sendo que a metade delas está em ruínas.

Agora que tomaram o controle, em dois ou três dias os russos instalarão unidades de artilharia e bombardearão ainda mais intensamente Lysychansk.

O exército russo tenta controlar a rota entre as localidades próximas de Lysychansk-Bakhmut, cidade que foi fortemente bombardeada, para estabelecer um corredor. Isso permitiria mover soldados e materiais do leste para o sul, após a conquista de Mariupol, e manter ocupada a península da Crimeia.

Região industrial

Severodonetsk é uma das cidades mais importantes da província de Lugansk, por ser um centro industrial pontilhado de fábricas e campos de carvão. Ao lado de Donestk, integra a bacia de mineração do Donbass.

Ela surgiu, nos tempos soviéticos, no entorno da fábrica de produtos químicos Azot, a maior da Ucrânia, que agora estaria abrigando quase 500 civis estão refugiados, incluindo 40 crianças.

Nos últimos anos, as fábricas da região, em grande parte empresas químicas, sofreram interrupções na produção devido ao conflito no Donbass. Na vizinha Lisichansk há uma refinaria de petróleo, que pertencia a empresários russos, mas há muito tempo deixou de operar.

Severodonetsk também é conhecida por ter estrelado a primeira tentativa de secessão da Ucrânia, há 20 anos. Uma segunda tentativa ocorreria dez anos depois, na primavera e no verão de 2014, depois que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia.