Topo

Esse conteúdo é antigo

Raríssimo tubarão-boca-grande é encontrado em praia das Filipinas

Tubarão-boca-grande encontrado morto em vila nas Filipinas - Reprodução/Facebook
Tubarão-boca-grande encontrado morto em vila nas Filipinas Imagem: Reprodução/Facebook

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/06/2022 04h00

Os restos de um raro tubarão-boca-grande, conhecido como "megamouth" — megaboca, na tradução livre —, surpreenderam os moradores de uma vila costeira no município de Gubat, nas Filipinas, que registraram a carcaça do animal.

Segundo o jornal americano The New York Post, o tubarão mede cerca de 4,5 metros de comprimento, foi achado no dia 11 e a causa oficial de sua morte ainda não foi confirmada pelas autoridades locais.

Para a porta-voz da Aquatic Resources, identificada como Nonie, o predador pode ter morrido após ter ficado preso ao emaranhado de uma rede de pesca. O caso segue sendo investigado.

Registro feito por moradores de tubarão-boca-grande encontrado nas Filipinas - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Tubarão-boca-grande encontrado nas Filipinas
Imagem: Reprodução/Facebook

"Queremos saber e verificar a causa da morte do tubarão 'megamouth'", disse Nonie. "Queremos preservá-lo por meio de taxidermia ou submergi-lo por meio de soluções de preservação."

Os tubarões-boca-grande são conhecidos por passarem a maior parte do tempo no escuro, vivendo a pouco mais de 4,5 mil metros de profundidade nos oceanos, onde nadam com sua enorme boca constantemente aberta para se alimentarem de plâncton.

Os gigantes dos mares podem viver até um século, pesando cerca de 1.200 kg e medindo até 5 metros de comprimento.