Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA: Raio cai próximo à Casa Branca e deixa 4 feridos graves

Quatro pessoas estão em estado grave após raio atingir parque perto da Casa Branca - Reprodução/Twitter
Quatro pessoas estão em estado grave após raio atingir parque perto da Casa Branca Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

05/08/2022 09h45Atualizada em 05/08/2022 09h57

Quatro pessoas estão hospitalizadas em estado grave após um raio cair no parque Lafayette Square, próximo à Casa Branca (EUA), ontem, às 18h52 (20h52 em Brasília). Dois homens e duas mulheres foram encontrados a cerca de 30 metros da estátua de Andrew Jackson, segundo o jornal norte-americano The Washington Post.

Vito Maggiolo, porta-voz do Corpo de Bombeiros, afirmou que o grupo foi encontrado à noite após uma tempestade e que tinha se abrigado embaixo de uma árvore. O Serviço Secreto e a Polícia de Parques norte-americana prestaram primeiros socorros aos atingidos, que sobreviveram ao impacto inicial. "As árvores não são lugares seguros. Procurar abrigo debaixo de um lugar assim é muito perigoso para se estar".

Chris Vagasky, analista da Vaisala, empresa de medição ambiental, confirmou que um raio perto da Casa Branca quase atingiu o nível do chão.

Uma testemunha descreveu o impacto como "maciço". "Agitou toda a área, foi, literalmente, como se uma bomba tivesse explodido", disse um morador não identificado à CNN. O Serviço Nacional de Meteorologia fez alerta para a tempestade, que teve início no fim da tarde desta quinta-feira (4) e também chamou atenção para a possibilidade de rajadas de vento e granizos.

Ainda de acordo com o The Washington Post, um raio mata 23 pessoas nos Estados Unidos por ano e já resultou em nove mortes aem 2022.

A tempestade questão também provocou estragos pontuais, com a derrubada de árvores em Winchester, Columbia e Baltimore. Além disso, o Aeroporto Nacional Ronald Reagan registrou ventanias de até 93 km/h na região.