Topo

Esse conteúdo é antigo

Avião sobrevoa mansão de Trump com faixa irônica: 'Ha ha ha'

Do UOL, em São Paulo

12/08/2022 20h29

Um grupo de amigos da Flórida, nos Estados Unidos, se reuniu para contratar um avião para sobrevoar a mansão de Donald Trump, ex-presidente que teve a casa em Mar-a-Lago revistada pelo FBI esta semana. A aeronave carregava uma faixa simples, com uma risada irônica: "Ha ha ha ha ha ha".

Thomas Kennedy, um dos que contratou o voo, postou um vídeo do momento no Twitter: "É assim que você trata quem tem aspirações autoritárias como Trump. Você precisa ridicularizar e caçoar deles".

Em entrevista ao jornal USA Today, Kennedy disse que ele e alguns amigos pagaram US$ 1,8 mil (cerca de R$ 9 mil) para o avião rodar por quatro horas pela área da mansão do ex-presidente no estado da Flórida.

"Faria de novo, com toda certeza", reforçou o crítico de Trump.

A operação e a suspeita do FBI

Na segunda-feira, o próprio Trump anunciou que o FBI, equivalente à Polícia Federal, havia realizado uma operação de busca em sua casa em Mar-a-Lago, na Flórida. O ex-presidente não informou, porém, o motivo para os agentes terem realizado a operação.

Segundo ele, o caso é "uma perseguição política". No entanto, o site Político teve acesso ao mandado de busca, que diz que Trump "é investigado por uma potencial violação da Lei de Espionagem", criada pelos EUA em 1917.

O item mostra ainda que o republicano possuía nota manuscrita e documentos ultrassecretos, marcados com "TS/SCI", que indicam o mais alto nível de classificação do governo e só podem ser guardados em locais especiais.

Ao todo, 20 caixas de documentos, fotos e outros itens foram retirados da mansão de Trump na operação. Foram quatro caixas de documentos "top secret", três de "secretos" e três de "confidencial". Também foi confirmada a recuperação de um material sobre o "presidente da França", Emmanuel Macron.