Topo

Esse conteúdo é antigo

Coelhos gigantes que seriam abatidos são resgatados e procuram novos lares

Coelhos gigantes foram encontrados por membros da RSPCA - Divulgação/ RSPCA
Coelhos gigantes foram encontrados por membros da RSPCA Imagem: Divulgação/ RSPCA

Colaboração para o UOL, em Minas Gerais

14/08/2022 04h00

Mais de 40 coelhos gigantes que seriam abatidos foram resgatados na Inglaterra pela RSPCA (Royal Society for the Prevention of Cruelty to Animals), entidade de prevenção e cuidados aos animais. Os mamíferos, que eram vítimas de maus-tratos, segundo a ONG, agora estão disponíveis para adoção e procuram novos lares.

Os 47 animais —encontrados em uma propriedade no condado de Northumberland, no dia 11 de julho— são da raça Gigante de Flandres, uma das maiores da espécie. O peso deles pode variar entre 6 a 10 Kg.

Do grupo encontrado pela ONG, o maior coelho pesava mais de 8 kg, o mesmo de um cão de tamanho médio. As suas orelhas mediam 7 polegadas, o equivalente a quase 18 cm. O grupo estava em condições "apertadas e sujas", informou a instituição.

A suspeita dos inspetores é a de que os coelhos estavam sendo engordados para depois serem abatidos, pois sua pele e carne são comercializadas no mercado ilegal.

"Embora muitas vezes mantidos como animais de estimação, os coelhos gigantes ainda são criados por alguns por sua pele e sua carne e acredita-se que esses coelhos estavam sendo criados para serem comidos", informou a ONG em seu site.

Metade destes coelhos era composta por adultos. Já a outra tinha filhotes, que, apesar de serem de ninhadas de cruzamentos com raças menores, se tornarão maiores do que o normal, diz a ONG.

Coelhos Gigantes de Flandres

Os Gigantes de Flandres uma raça europeia, desenvolvida na Bélgica, é muito utilizada para exposições e como animal de estimação. Contudo, também são vítimas de exploração, muitas vezes criados para terem suas peles e carnes extraídas.

A ONG informou que agora eles estão sob os cuidados da entidade, que os colocarão para adoção.

"Esses pobres coelhos viviam em condições apertadas e sujas que seriam muito desagradáveis boas condições, embora um esteja sob medicação para olhos lacrimejantes e uma ferida na nuca, mas esperamos que eles encontrem lares amorosos em breve", disse o inspetor Trevor Walker, da RSPCA.